Série sobre Perspectivas Globais de Comércio e Investimento analisa como grandes eventos globais tendem a afetar consumidores, empresas e investidores no próximo ano. As apresentações estarão abertas por tempo limitado, até 16 de setembro.
Passado o pico da pandemia de Covid-19, o ambiente global de negócios segue em um momento de transição. Reorganização de cadeias de valor, aumento de custos logísticos, inflação global e um cenário de crescimento econômico díspar entre regiões do mundo têm afetado as decisões de consumidores, empresas e investidores.
Pensando nisso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está lançando uma série de vídeos sobre Perspectivas Globais de Comércio e Investimentos. Essas apresentações foram elaboradas por especialistas renomados em consumo, comércio e investimentos, de instituições como a consultoria Euromonitor International, empresa que pesquisa mercados globais e fornece análises de inteligência estratégica sobre setores, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, em inglês), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a consultoria Mirow & Co. As apresentações estarão abertas por tempo limitado, até 16 de setembro.
O contexto atual gera oportunidades para empresas brasileiras. Em 2021, o país exportou mais de US$ 280 bilhões – com recuperação das vendas da indústria de transformação – e atraiu US$ 50 bilhões em fluxo de investimentos estrangeiros. Para identificar as oportunidades para sua realidade específica, contudo, é importante que cada empresa tenha informações atualizadas, e com fontes reconhecidas.
Originalmente elaboradas para o planejamento estratégico da Agência, as apresentações discorrem sobre três temas: Megatendências de Consumo (apresentado pela Euromonitor International), Tendências globais de investimento (discutido pela UNCTAD) e Nearshoring e oportunidades para o Brasil (comentado por BID e Mirow & Co.). Elas são proferidas por David Mackinson (Gerente Sênior de Pesquisa da Euromonitor em Santiago), James Zhan (Diretor da Divisão para o Investimento e Empreendimentos na UNCTAD, em Genebra), e José Luiz Rossi Júnior (Economista-País do BID) e Felipe Diniz (sócio da consultoria Mirrow & Co). Os dois primeiros painéis estão disponíveis em inglês e o terceiro, em português.
Megatendências de consumo: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/webinarios/megatendencias-de-consumo--consumption-megatrends-.html
Tendências globais de investimento: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/webinarios/tendencias-globais-de-investimento--global-investment-trends-.html
Nearshoring e oportunidades para o Brasil: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/webinarios/nearshoring-e-oportunidades-para-o-brasil.html