É possível triplicar o comércio entre Brasil e Colômbia, afirma presidente Lula

18/04/2024
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Fórum Empresarial Colômbia-Brasil, promovido pela ApexBrasil, MDIC e MRE contou com mais de 500 empresários brasileiros e colombianos para aumentar o comércio e os investimentos bilaterais. Encerramento foi realizado pelos presidentes do Brasil e da Colômbia

Na tarde dessa quarta-feira (17/04), em Bogotá – horário local, noite no Brasil - , os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega Gustavo Petro participaram da cerimônia de encerramento do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil. O evento, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) , em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ProColombia, reuniu mais de 500 empresários de Brasil e Colômbia e mais de 20 CEOs de nível global.

“Quando cheguei ao governo, em meu primeiro mandato, o comércio entre Brasil e Colômbia era de US$ 800 milhões de dólares e nosso objetivo era duplicar. Hoje está em US$ 6 bilhões e temos condições agora de triplicá-lo”, afiançou o presidente Lula, que fez questão de destacar, no discurso, o papel crucial da ApexBrasil na promoção comercial e de investimentos. A Agência já organizou seis fóruns empresariais com a presença do presidente.

Para Petro, a “Amazônia precisa nos unir e temos que melhorar o perfil do comércio bilateral”. O presidente colombiano também destacou que uma aliança entre Brasil e Colômbia é fundamental para que a América do Sul tenha maior protagonismo político e econômico

Estratégias  para exportar

 O Secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias, sublinhou a estratégia de comércio exterior do Brasil. “Todos sabem que o Brasil lançou a nova política industrial. Campo fértil para realização de investimentos no Brasil e também aqui na Colômbia. Uma integração produtiva que é absolutamente possível. As missões foram definidas de acordo com nossas necessidades e também potencialidades”, disse.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, também destacou as oportunidades de uma maior aproximação ao mercado colombiano. “A Apex identificou mais de 1500 oportunidades para exportações brasileiras na Colômbia, e o que o presidente Lula bem frisou é que precisamos de um comércio equilibrado em que todos ganhem”, afirmou Viana. 

 

Grandes players

Durante o fórum, os empresários debateram  temas de tecnologia e serviços, nova indústria e transição energética e segurança alimentar.  No primeiro painel, o presidente da AMBEV, Jean Jereissati apresentou os investimentos da empresa na Colômbia. “Estamos em obra no Brasil e também na Colômbia, com a cervejaria del atlántico, um investimento greenfield”, comentou.

A Embrear também mira no mercado colombiano para expansão de seus negócios. Segundo José Serrador, vice-presidente da empresa, “a Colômbia é um mercado extremamente promissor. Temos conversas avançadas para fornecer à Colômbia o KC 390”. Ainda segundo Serrador, o objetivo da empresa não é apenas vendar, mas estabelecer parcerias com a indústria local. No encerramento do Fórum, a Embraer e o Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, para fortalecer a cooperação aeroespacial com a indústria colombiana, incluindo transferência de tecnologia, projetos conjuntos e cooperação industrial.

A Petrobrás é outro ator relevantes nas relações econômicas com a Colômbia. A empresa atua no mercado colombiano desde 1988 e, em 2022, descobriu reservas de gás. “ São reservas de gás importantíssimas para o desenvolvimento e a segurança energética da Colômbia e não queremos colocar esse gás no mercado sem a devida preocupação com as melhores práticas socioambientais”, afirmou a gerente executiva da Petrobrás, Ana Paula Zettel.

 

Novas parceiras

No encerramento do fórum,  a ApexBrasil e a ProColombia firmaram memorando de entendimento para fortalecer as relações comerciais e os investimentos entre os países. A cooperação favorecerá o compromisso das agências com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com a redução das desigualdades regionais e com a transição energética.

Ainda ao final do evento, o Brasil foi anunciado como país homenageado pela Expoartesanías, entre os dias 4 e 17 de dezembro. A feira é uma das maiores da América Latina na promoção da conservação dos ofícios tradicionais com foco no fortalecimento do empreendedorismo feminino.

 

Comércio Brasil-Colômbia

Em estudo recém-publicado, a Inteligência da ApexBrasil traçou o Perfil de Comércio e Investimentos produzido pela Agência sobre o mercado da Colômbia. De acordo com o estudo, o Brasil é o terceiro maior fornecedor colombiano, ficando somente atrás dos Estados Unidos e da China. O Brasil, por sua vez, é o quinto destino das exportações colombianas, demonstrando a grande interdependência comercial dos dois países. A publicação identificou ainda 1.529 oportunidades para produtos brasileiros no mercado colombiano, com pauta exportadora diversificada. O número é surpreendente, especialmente quando comparado ao de oportunidades comerciais do Brasil com parceiros como Estados Unidos (971) e China (400). Atualmente, a Agência tem 23 Projetos Setoriais com a Colômbia como mercado-alvo, que contemplam os setores de alimentos, bebidas e agronegócios, casa e construção, economia criativa, máquinas e equipamentos, moda, multissetorial e outros, saúde e TIC. O estoque de capital investido pela Colômbia no Brasil cresceu 352% entre 2013 e 2022, saindo de US$ 673,2 milhões em 2013 para US$ 3 bilhões em 2022. 

 

 

 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

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