Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de Projetos Think Plastic Brazil, palestra no próximo dia 20 de novembro, das 9h30 às 11h45, no RosUpack Summit, em Moscou, na Rússia, sobre “Mercados Globais de Embalagens: Novas realidades e Experiência Internacional”. Painel será dividido em três partes, falando sobre sustentabilidade, digitalização e tendências emergentes; a posição do Brasil, clusters industriais e oportunidades de exportação, e o Think Plastic Brazil como portfólio de internacionalização. Durante o World Plastic Connection Summit em abril de 2025, Carlos se reuniu Dmitry Shishanov, gerente técnico do evento, iniciando os contatos estratégicos.
O Think Plastic Brazil é um portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico).
“Participar do RosUpack Summit é uma oportunidade estratégica para apresentar a visão do Brasil em um dos momentos mais dinâmicos da indústria global de embalagens. No evento, que reúne líderes e especialistas que moldam o futuro do setor, destacarei como as novas demandas de sustentabilidade, digitalização e eficiência regulatória vêm transformando um mercado que movimenta mais de 1 trilhão de dólares por ano, além de evidenciar o papel crescente do Brasil, com sua base industrial competitiva, clusters consolidados e avanços em soluções sustentáveis e economia circular”, declara Carlos Moreira, Diretor-Executivo do INP e de Projetos Think Plastic Brazil.
O RosUpack Summit é uma plataforma para obter informações atualizadas sobre o cenário dinâmico da produção, uso e descarte de embalagens, além de servir para manter e expandir o relacionamento comercial entre especialistas de mercado, fornecedores e clientes de soluções de embalagem. É realizada sob os auspícios da maior exposição internacional da Rússia e dos países da CEI, a RosUpack, feira da indústria de embalagens que acontece com sucesso desde 1996, espera atrair 30.416 visitantes únicos e 1.037 empresas participantes em 2025.
Serão mais de 300 delegados de alto nível dos principais fornecedores russos de soluções de embalagem. Mais de 65 palestrantes de altos executivos de empresas de bens de consumo e redes varejistas. Mais de 16 horas de informações atualizadas sobre a situação em rápida mudança na produção, uso e descarte de embalagens. Mais de 10 horas de networking para expandir as conexões comerciais entre especialistas de mercado, fornecedores e clientes de soluções de embalagem.
PROGRAMAÇÃO
MERCADOS GLOBAIS DE EMBALAGENS: NOVAS REALIDADES E EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL
Panorama Global: Mercado mundial de embalagens e novas realidades - sustentabilidade, digitalização e tendências emergentes.
O mercado global de embalagens movimenta aproximadamente 1,2 trilhão de dólares por ano e cresce entre 3 e 4 por cento ao ano. As novas realidades combinam sustentabilidade e digitalização: economia circular, conteúdo reciclado, design para reciclabilidade, smart packaging com QR, NFC e sensores, automação e impressão digital. Regulamentações como o PPWR na União Europeia e as leis estaduais nos Estados Unidos, com ênfase na Califórnia, elevam a barra de conformidade, enquanto a reorganização das cadeias, nearshoring e friendshoring, pressiona eficiência logística e redução de peso das embalagens. Os segmentos mais dinâmicos incluem plásticos flexíveis e rígidos, papel e papelão, além de soluções sustentáveis.
Zoom no Brasil: Posição do Brasil, clusters industriais e oportunidades de exportação no contexto global.
O Brasil figura entre os dez maiores mercados do mundo, com base produtiva competitiva em plásticos e papel, presença relevante de embalagens flexíveis e vantagem em matérias‑primas renováveis, como o PE verde. A demanda é puxada por alimentos, bebidas e e‑commerce; os principais clusters industriais concentram‑se em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há uma janela clara para exportações, com foco em América Latina, América do Norte, Europa, África e Oriente Médio, condicionada à adequação regulatória, a certificações técnicas e sanitárias, e à adoção de mono‑materiais, conteúdo reciclado pós‑consumo, rastreabilidade e automação de processos.
Think Plastic Brazil: Portfólio de internacionalização, benchmarks e planos de ação estratégicos.
Como portfólio de internacionalização, o Think Plastic Brazil prepara empresas para competir nos mercados de primeira linha. O portfólio oferece mapeamento de demanda por país, apoio a conformidade técnica e regulatória, curadoria de compradores, participação estratégica em feiras e missões, além de projetos de inovação em circularidade.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 250 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.