No âmbito da agenda presidencial na Argentina, ApexBrasil realiza evento com empresários dos dois países

No âmbito da agenda presidencial na Argentina, ApexBrasil realiza evento com empresários dos dois países

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência liderou a agenda empresarial com representantes dos dois países de mais de 20 setores

Em visita à Argentina e Uruguai, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cumpriu agendas bilaterais em sua primeira missão internacional, além da participação na Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Um dos membros da comitiva oficial foi o Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana. A Agência liderou a agenda empresarial com representantes dos dois países de mais de 20 setores.

A programação organizada pela ApexBrasil incluiu um evento de relacionamento, na segunda-feira, 23 de janeiro, com a presença de empresários brasileiros e argentinos, além de autoridades e membros do Governo Federal, como o Secretário Executivo e a Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Marcio Elias Rosa e Tatiana Prazeres,  e o Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Alex Giacomelli. Da Apex, ainda participaram a diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, e o General Manager do Escritório da Agência para América do Sul, Marcello Martins.

Segundo Jorge Viana, há uma agenda a ser retomada entre o Brasil e os países vizinhos, e reforçou que a ApexBrasil exercerá um papel de relevo nesse contexto, ajudando a promover empresas e produtos brasileiros no exterior buscando novas parcerias de negócios. Além disso, o Presidente da ApexBrasil mencionou a necessidade de fortalecimento contínuo das relações comerciais com a Argentina, o terceiro maior parceiro comercial do Brasil.

Os dados apontam que o Brasil exportou US$ 57 bilhões para a América Latina e Caribe em 2022. A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), bloco que une a maior parte dos países da região, representa 98,4% das exportações para a região. A Argentina, principal parceiro do Brasil na América Latina, foi destino de 26,9% dos envios brasileiros para a região, e é um destino que se destaca entre os demais em virtude da maior diversificação da pauta e maior agregação de valor, se compararmos com a média dos parceiros comerciais do Brasil.

Visita do Presidente Lula

Em visita à Argentina, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve encontros com o Presidente Alberto Fernández para fortalecer as relações comerciais entre os dois países, além de participação na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lula esteve ainda em Montevidéu para se reunir com o Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Como desdobramento da visita oficial e explorar as oportunidades mapeadas, o Presidente da ApexBrasil anunciou a realização de nova missão comercial multissetorial, nos países visitados, num prazo de 90 dias.

Tema: Outros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: