Em viagem ao Acre, Jorge Viana se reúne com governador e representantes do setor produtivo

Em viagem ao Acre, Jorge Viana se reúne com governador e representantes do setor produtivo

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A viagem faz parte do objetivo de fortalecer o relacionamento da ApexBrasil com todos os estados brasileiros

Em sua primeira viagem como presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana esteve em missão no Acre, nesta segunda-feira (16). O objetivo da agenda era discutir o cenário econômico e comercial do estado e fomentar o relacionamento da Agência com o governo local e entidades comerciais.

Acompanhado da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, e da gerente de Competitividade da Agência, Clarissa Furtado, Viana se reuniu com o governador do estado, Gladson Cameli, no Palácio Rio Branco. Na reunião foram abordados os principais obstáculos a serem enfrentados para que o Acre cresça no seu volume de exportações, e discutidas formas para potencializar o comércio exterior, estimulando, assim, a economia do estado, especialmente a partir de produtos e serviços característicos da biodiversidade e da cultura locais. Também estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Jonathan Donadoni; o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão; e o secretário de Governo, Alysson Bestene.

Após a reunião com o governador, o Presidente da ApexBrasil seguiu para um encontro com representantes empresariais e comerciais do estado, no auditório da Fecomércio-AC. A conversa foi uma oportunidade para apresentar a ampla cartela de serviços da Agência e estimular a parceria com as empresas locais para que se tornem mais competitivas no mercado internacional, gerando novas oportunidades de negócios e fortalecendo o comércio exterior. Jorge Viana também destacou que será iniciado um novo ciclo do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) no Acre, para capacitar ainda mais o setor produtivo no estado.

Entre os participantes estavam representantes das Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (SEICETUR), Sebrae/AC, Serviços Agrícolas do Estado do Acre (Acisa) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre).

Para a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, o saldo da agenda é positivo. “A gente chega aqui no estado e vê possibilidade de trabalho aqui na região. Não só de produtos tradicionais da floresta, como frutas, castanhas e a própria madeira, mas também produtos de design e o artesanato da região, que a gente sabe que tem também um potencial e aceitação muito grande em países com alto poder aquisitivo, como por exemplo a União Europeia e os próprios Estados Unidos. Então, quando a gente se depara com um estado como Acre, a gente percebe muitas oportunidades. A gente quer estar cada vez mais próximo porque a gente entende que é aqui que a fronteira da exportação deve se ampliar”.

Visita a todos os estados

A viagem ao Acre é a primeira da missão que o Presidente Jorge Viana assume de visitar todos os estados e conversar com seus governadores para entender os cenários particulares de cada local e fortalecer as relações comerciais do Brasil com o exterior.

“A primeira viagem que eu tô fazendo aqui é o Acre, mas eu vou visitar todos os Estados e falar com todos os governadores, falar com todos os segmentos produtivos do Brasil, porque o Brasil exporta pouco ainda. Os números são grandes, mas com um país igual ao nosso ainda são poucos. Ainda tem muito a crescer. Para isso tem que trabalhar com as empresas, os setores produtivos, tem que envolver o estado, governo federal e foi isso que eu fiz nessa agenda no Acre”, concluiu o Presidente. 

Foto: Gleilson Miranda

Tema: Outros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: