Ciclo de dois anos do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil em Porto Alegre, com polos em Santa Maria e Pelotas, se encerrou neste mês com sucesso. Número de empresas capacitadas foi além da meta prevista
De setembro de 2021 a março de 2023, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) capacitou 237 empresas de mais de 80 municípios do Rio Grande do Sul - a partir do Núcleo do Programa em Porto Alegre, com polos em Pelotas e Santa Maria - para o mercado internacional. A meta inicial era atender 200 empresas, mas o resultado foi ainda melhor.
A execução do PEIEX na região foi realizada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio de convênio com a ApexBrasil. O Programa também contou com o apoio de um Comitê Gestor, formado pelos parceiros ACIST; Agro BR; CICB; CNA; FIERGS; SEBRAE; Secretaria do Desenvolvimento Econômico do RS; Sicredi; e Sindimetal.
“O objetivo do Programa é preparar empresas de todos os portes e setores para começarem a exportar ou ajudar àquelas que já exportam a expandir os seus negócios”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. “Por meio dos convênios com entidades parceiras, como no caso da Unisinos em Porto Alegre, o PEIEX hoje atende em todas as regiões do país”, reforça Clarissa.
Empresas atendidas
Das 237 empresas do Rio Grande do Sul capacitadas neste ciclo, 83 exportaram ainda durante a realização do convênio e 51 delas foram encaminhadas para associações que atuam em projetos setoriais junto com a ApexBrasil. As exportações dessas empresas totalizaram USD 129 milhões durantes o biênio 2022-2023.
“Por meio dos projetos setoriais que a ApexBrasil desenvolve junto com entidades representativas de diferentes setores, as empresas podem participar de iniciativas como feiras internacionais, missões comerciais, rodadas de negócio e outras ações de promoção comercial”, explica Clarissa Furtado. “Uma vez que elas já tenham recebido a capacitação do PEIEX e já estejam se preparando para o mercado internacional, certamente essas empresas aproveitarão melhor essas oportunidades”, conclui.
A Gut Sorvetes foi uma das empresas que receberam a qualificação. Segundo Jean Lisboa, CEO da Gut Sorvetes, o PEIEX foi fundamental para o direcionamento do negócio. “Apesar de ainda não termos começado a exportar, nossa empresa agora está muito mais equipada, muito mais preparada, com os pés no chão e com todo o conhecimento que nos foi passado por meio do Programa para que a gente possa, daqui pra frente, colocar o nosso produto fora do Brasil e mostrar para o mundo o nosso potencial”, explica Jean. “O PEIEX foi essencial na nossa trajetória. Temos já rótulos prontos para exportação, temos um estudo feito para sabermos qual país o nosso produto tem maior viabilidade de venda, ou seja, já temos todo um direcionamento para quando a gente for fazer, fazer do jeito certo”, conclui.
Além de alimentos, entre os setores das empresas atendidas durante este ciclo do PEIEX estão móveis; artigos para casa; cervejas artesanais; máquinas e equipamentos; moda, higiene pessoal e cosméticos; químicos e biotecnologia; couro; cerâmicos; plásticos; e serviços.
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Sobre o PEIEX
O PEIEX tem como base uma metodologia que pode ser aplicada a diferentes tipos de empresas, independentemente de porte ou setor. No entanto, ao considerar as diferenças entre empresas do agronegócio, da indústria de transformação e do setor de serviços, o programa trabalha com conteúdos distintos para cada um desses setores por meio do PEIEX Bens, PEIEX Agro e PEIEX Serviços.
No Programa, a equipe de atendimento da ApexBrasil desenvolve, junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferece diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior, como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete. O processo de qualificação tem uma duração média de três a seis meses, dependendo da disponibilidade da empresa para os encontros e culmina na elaboração de um plano de exportação, no caso de produtos, ou mapa de valor, no caso de serviços. Ou seja, a empresa constrói, com o apoio do Programa, uma estratégia para iniciar ou alavancar suas vendas.