Por meio do PEIEX, ApexBrasil e Unisinos capacitam 237 empresas do Rio Grande do Sul para exportação

Por meio do PEIEX, ApexBrasil e Unisinos capacitam 237 empresas do Rio Grande do Sul para exportação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Ciclo de dois anos do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação da ApexBrasil em Porto Alegre, com polos em Santa Maria e Pelotas, se encerrou neste mês com sucesso. Número de empresas capacitadas foi além da meta prevista    

De setembro de 2021 a março de 2023, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) capacitou 237 empresas de mais de 80 municípios do Rio Grande do Sul - a partir do Núcleo do Programa em Porto Alegre, com polos em Pelotas e Santa Maria - para o mercado internacional. A meta inicial era atender 200 empresas, mas o resultado foi ainda melhor. 

A execução do PEIEX na região foi realizada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio de convênio com a ApexBrasil. O Programa também contou com o apoio de um Comitê Gestor, formado pelos parceiros ACIST; Agro BR; CICB; CNA; FIERGS; SEBRAE; Secretaria do Desenvolvimento Econômico do RS; Sicredi; e Sindimetal. 

“O objetivo do Programa é preparar empresas de todos os portes e setores para começarem a exportar ou ajudar àquelas que já exportam a expandir os seus negócios”, explica a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. “Por meio dos convênios com entidades parceiras, como no caso da Unisinos em Porto Alegre, o PEIEX hoje atende em todas as regiões do país”, reforça Clarissa.     

Empresas atendidas

Das 237 empresas do Rio Grande do Sul capacitadas neste ciclo, 83 exportaram ainda durante a realização do convênio e 51 delas foram encaminhadas para associações que atuam em projetos setoriais junto com a ApexBrasil. As exportações dessas empresas totalizaram USD 129 milhões durantes o biênio 2022-2023.

“Por meio dos projetos setoriais que a ApexBrasil desenvolve junto com entidades representativas de diferentes setores, as empresas podem participar de iniciativas como feiras internacionais, missões comerciais, rodadas de negócio e outras ações de promoção comercial”, explica Clarissa Furtado. “Uma vez que elas já tenham recebido a capacitação do PEIEX e já estejam se preparando para o mercado internacional, certamente essas empresas aproveitarão melhor essas oportunidades”, conclui. 

A Gut Sorvetes foi uma das empresas que receberam a qualificação. Segundo Jean Lisboa, CEO da Gut Sorvetes, o PEIEX foi fundamental para o direcionamento do negócio.  “Apesar de ainda não termos começado a exportar, nossa empresa agora está muito mais equipada, muito mais preparada, com os pés no chão e com todo o conhecimento que nos foi passado por meio do Programa para que a gente possa, daqui pra frente, colocar o nosso produto fora do Brasil e mostrar para o mundo o nosso potencial”, explica Jean. “O PEIEX foi essencial na nossa trajetória. Temos já rótulos prontos para exportação, temos um estudo feito para sabermos qual país o nosso produto tem maior viabilidade de venda, ou seja, já temos todo um direcionamento para quando a gente for fazer, fazer do jeito certo”, conclui.  

Além de alimentos, entre os setores das empresas atendidas durante este ciclo do PEIEX estão móveis; artigos para casa; cervejas artesanais; máquinas e equipamentos; moda, higiene pessoal e cosméticos; químicos e biotecnologia; couro; cerâmicos; plásticos; e serviços.  

Saiba mais, clicando aqui.

Sobre o PEIEX

O PEIEX tem como base uma metodologia que pode ser aplicada a diferentes tipos de empresas, independentemente de porte ou setor. No entanto, ao considerar as diferenças entre empresas do agronegócio, da indústria de transformação e do setor de serviços, o programa trabalha com conteúdos distintos para cada um desses setores por meio do PEIEX Bens, PEIEX Agro e PEIEX Serviços.

No Programa, a equipe de atendimento da ApexBrasil desenvolve, junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferece diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior, como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete. O processo de qualificação tem uma duração média de três a seis meses, dependendo da disponibilidade da empresa para os encontros e culmina na elaboração de um plano de exportação, no caso de produtos, ou mapa de valor, no caso de serviços. Ou seja, a empresa constrói, com o apoio do Programa, uma estratégia para iniciar ou alavancar suas vendas.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: