Missão prospectiva adensa parceria entre o Brasil e a Associação das Nações do Sudeste Asiático

Missão prospectiva adensa parceria entre o Brasil e a Associação das Nações do Sudeste Asiático

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Brasil foi elevado a Parceiro de Diálogo Setorial do bloco em agosto. A Missão prospectiva e institucional passará por quatro países do bloco: Filipinas, Indonésia, Singapura e Malásia

Em agosto de 2022, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) concedeu ao Brasil o status de Parceiro de Diálogo Setorial do bloco. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), organizou a Missão ASEAN, de 19 a 30 de setembro, que irá percorrer países do bloco para avançar na implementação da parceria.

A Missão acontece no contexto de avanço da parceria bilateral entre o Brasil e o bloco econômico. Em agosto, o Brasil passou de Parceiro de Diálogos Estratégicos para Parceiro de Diálogo Estratégico Setorial da ASEAN. Nesse contexto, o Brasil aprofunda o relacionamento bilateral por meio de um plano de trabalho, que agora irá incluir discussões de políticas comerciais e de integração econômica e tecnológica com o bloco.

A delegação é chefiada pelo Enviado Especial do Brasil à ASEAN, Embaixador Piragibe Tarragô, e conta com a participação do Diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos, Embaixador Alex Giacomeli, e do Representante do Escritório da ApexBrasil Sul, Gabriel Isaacsson. Além de autoridades, a delegação de 40 pessoas é composta por representantes e parceiros de diversos setores, como proteína animal, energia, petróleo e gás e aviação. Até 30 de setembro, a Missão prospectiva e institucional irá percorrer quatro países do bloco: Filipinas, Indonésia, Singapura e Malásia.

A ASEAN é um parceiro-chave para a economia brasileira. Entre 2016 e 2021, o fluxo de comércio bilateral teve aumento de 91%, passando de USD 15,1 bilhões para USD 28,9 bilhões. No primeiro semestre de 2022, chegou a USD 16,6 bilhões, valor 21,3% superior ao registrado no mesmo período de 2021.

Tema: Outros
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: