A Expo Antad finalizou sua 42ª edição nesta quinta-feira, 27, e as empresas brasileiras não poderiam estar mais contentes com os negócios gerados. Pelo quinto ano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) coordenou a participação de 25 empresas do setor de alimentos e bebidas nesta que é a maior feira de varejo da América Latina.
Com a ApexBrasil à frente da coordenação, a participação da delegação brasileira na Expo ANTAD contou com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Paralelamente à feira, a CNA organizou uma missão empresarial, que incluiu um seminário, rodadas de negócios e um evento de networking, ampliando as oportunidades de conexão e expansão para as empresas brasileiras.
Durante os três dias de evento, estiveram presentes mais de 50 mil visitantes, entre representantes de cadeias varejistas, de hotéis, restaurantes, comerciantes, importadores, foodservice, entre outros setores. “As empresas estão muito satisfeitas com o potencial de negócios da Expo Antad. É um público extremamente qualificado, o que proporciona rodadas de negócios, encontros e boas oportunidades”, completou Luciana Furtado, coordenadora de Agronegócio da ApexBrasil.
A presença brasileira se destacou não apenas pela diversidade e autenticidade dos produtos, mas também pela forte conexão com as demandas do mercado internacional. Os empresários brasileiros apresentaram proteínas animais, grãos, produtos derivados do ovo e do coco, biscoitos e doces – uma variedade de sabores que conquistou a atenção dos compradores. “A feira começou muito bem desde o primeiro dia, nos encontramos com clientes regulares e também com clientes em potencial. A Expo Antad é um espaço muito bacana, pois a cada ano se renova, e, em dois dias de evento, já conseguimos concentrar um bom volume de vendas. Agradeço ao time da ApexBrasil por mais essa parceria”, destacou Larissa Balbinot, representante da Damaco Group.
Além de aumentar a presença de produtos brasileiros no México, a feira é também uma oportunidade de conexão global, recebendo compradores de todo o mundo. “Nossas expectativas de negócios foram superadas. Participamos da edição de 2024 e, em 2025, os resultados foram ainda melhores. Temos expectativa de fechamento de contêiner e fechamos negócios com representantes do Japão e da Costa Rica”, comentou Cristina Kowalesky, da Adko Alimentos.
Mapa de Eventos
Todos os anos, a ApexBrasil apoia milhares de empresários brasileiros a apresentarem seus produtos no exterior, e agora essa iniciativa ficou ainda mais fácil. A Agência acaba de lançar mais uma solução digital para incentivar as exportações do país: o Mapa de Eventos.
Um canal digital e interativo que reúne mais de 100 eventos apoiados tanto pela ApexBrasil quanto pelas principais entidades brasileiras de comércio exterior, permitindo que o usuário filtre por local do evento, setor econômico e muito mais. A novidade possibilita que as empresas visualizem todas as oportunidades de forma rápida e dinâmica, facilitando a escolha e o planejamento ao longo do ano.