O projeto setorial Precious Brazil, uma iniciativa entre o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), reforça a internacionalização da joalheria brasileira em dois dos principais encontros globais do setor de gemas e joias que acontecem em setembro: a Jewellery & Gem WORLD Hong Kong (JGW) e a Milano Fashion & Jewels, na Itália.
Jewellery & Gem WORLD Hong Kong
De 15 a 19 de setembro de 2025, o Brasil estará representado em Hong Kong, no maior destino global para compradores da indústria de gemas e joias. Ao todo, 28 empresas brasileiras participantes do Precious Brazil levarão a diversidade e a qualidade das gemas nacionais ao público internacional: BC Gemas do Brasil Ltda, Belmont Mineração Ltd, BGC Brazil Gem Commerce Ltda, Brazil Paraiba Mine, Duarte & Bastos Ltda, Empire Industries Ltda, Gembras Com e Ind Ltda, Gemextra Ltd, Itagemas, Itakolor Gemstones, J.G. Ltda, J S Gems Ltda, Manoel Nogueira Inc, Mbernardes Comércio e Lapidação de Pedras Preciosas Eireli, P B Gems Ltda, Pássaros em Pedra Artesanato Ltda, Peter Valicek Gems Ltd, PKS Stone Comércio de Pedras Ltda, PM Carvings by Peter Muller, Primus Gemstones Brasil, R. Figueiredo Brazilian Gemstones Ltda, R.C. Gemas Ltda, R & R Gemas, Radaeli Comércio de Gemas Ltda ME, Set Stones Indústria e Comércio, Stone World Imp. Export. Ltda e E&E.
Considerada a principal feira B2B do setor, a JGW destaca-se por conectar compradores estratégicos do mercado com empresas que são referência em diversidade de gemas, e o Brasil, com mais de 109 variedades, se consolida entre os três maiores exportadores globais.
Milano Fashion & Jewels
Na sequência, entre os dias 20 e 23 de setembro de 2025, a criatividade brasileira ganha espaço em Milão, durante a Milano Fashion & Jewels, evento realizado paralelamente à Semana de Moda de Milão e que se tornou referência mundial em acessórios, moda e joalheria. Nesta edição, 10 empresas brasileiras do Precious Brazil apresentam suas coleções: Hector Albertazzi, Anna Prata, LBF, Possebon, Oro Bio Gioielli, Emilia Kipper, Scarpelli, Mario Britto, Virechic e Nivaldo Zago Jewels. Com foco em tendências e sustentabilidade, a feira é uma vitrine estratégica para posicionar a joalheria brasileira no competitivo mercado europeu, valorizando a inovação, o design autoral e a identidade única de nossas marcas.
Brasil no mapa global da joalheria
A presença do Brasil nesses dois eventos reforça o papel do Precious Brazil como ponte entre empresas nacionais e os principais hubs internacionais de negócios, fortalecendo a imagem do país como fornecedor confiável de gemas e joias de alta qualidade, com design autêntico e origem responsável.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre o IBGM
O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores.