Como exportar Cachaça: quais são as exigências dos principais mercados internacionais da bebida

24/10/2022
Notícias do Agro
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Estudo lançado nesta sexta-feira (21) pela ApexBrasil e pelo Ibrac apresenta normas regulatórias de Alemanha, Estados Unidos, França e Paraguai para importação do produto brasileiro

A Cachaça carrega um grande valor cultural para o Brasil: desde 2001, é reconhecida por lei com registro de Indicação Geográfica, status conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem. Além disso, a boa dose de brasilidade consagra-se cada vez mais como um segmento econômico de peso. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), entidade representativa do setor, as exportações da bebida entre janeiro e setembro deste ano cresceram 53% em valor, com geração de US$ 14,47 milhões em receita.

Para fomentar ainda mais o acesso do produto a mercados internacionais, em especial de micro e pequenas empresas, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ibrac, lançou nesta sexta-feira (21) um estudo sobre as exigências regulatórias da Alemanha, dos Estados Unidos, da França e do Paraguai sobre sua importação. O material pode ser acessado aqui.

Os países elencados no estudo foram selecionados a partir de análises quantitativas e avaliações qualitativas, como explica o analista da ApexBrasil responsável pela modalidade Agro do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-Agro), Laudemir Müller: “Analisamos tanto o volume de importação da Cachaça dos países, como a percepção do consumidor em relação ao consumo de destilados. Tivemos em mente em nossa análise buscar quais mercados externos são mais abertos para empresários que estão começando a exportar”.

Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial para o produto, comprador de US$ 3,4 milhões em 2021, cifra que representa elevação de 56% em relação a 2020. Alemanha e França ocuparam, respectivamente, em 2021, o segundo (US$ 1,9 milhão) e quinto (US$ 785 mil) lugares em termos de valores, como importadores da Cachaça. O Paraguai, também elencado no levantamento, foi o terceiro principal destino da Cachaça em 2021, com US$ 1,3 milhão importados, representando um aumento de 28% em relação a 2020.

O objetivo do estudo realizado pela ApexBrasil e pelo Ibrac é prover informações a produtores que, como explica o diretor executivo do Ibrac, Carlos Lima, depois de uma queda nas vendas externas em 2020, observam agora uma crescente demanda no mercado internacional.

“Na nossa visão, a falta de informações é um entrave para inserção de empresas. Em função disso, durante os últimos anos, temos nos dedicado a coletar e consolidar informações, como as que serviram de base para o estudo. A parceria com a ApexBrasil nos permite ampliar esse apoio, com a experiência da Gerência de Inteligência da Agência, e proporcionar ainda mais a qualificação do setor que, pela qualidade e produto diferenciado que oferece, tem demanda internacional. Em 2020, passamos por uma redução de 24% no volume das exportações em função da pandemia, mas já em 2021 retomamos com aumento de 29%. Os dados parciais de 2022 são ainda mais promissores”, explica Lima.

De forma didática e ilustrativa, o trabalho traz as principais exigências regulatórias de cada um dos países mencionados, como as licenças básicas norte-americanas, os impostos exigidos pela União Europeia e a legislação paraguaia, chamada de “Arancel Consular”. O material teve seu lançamento oficial durante o II Seminário e Feira da Cachaça, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa (PB).

Para a programação do evento, o Ibrac também realizará a ação “Cachaça: 1ª Ação Exportadora”, que apoiará 22 empresas de todo o país intermediando encontros com sete compradores internacionais. A ação é resultado de um longo trabalho que o Instituto e a ApexBrasil executam em parceria dentro do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) com foco em pequenos e médios empresários da bebida.

Ibrac
O Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) é a entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional, possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais) do setor. Com essa composição, o Ibrac é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil. Entre suas atuações estão a realização de ações relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, o desenvolvimento econômico e sustentável do setor, o combate ao mercado ilegal de bebidas, além da promoção, proteção e defesa da denominação “Cachaça” e da sua indicação geográfica, em âmbito nacional e internacional.

ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte — Europa
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português
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