Em São Paulo, ApexBrasil promove workshop de alinhamento com entidades setoriais

Em São Paulo, ApexBrasil promove workshop de alinhamento com entidades setoriais

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou nesta segunda-feira, 13 de março, em São Paulo, o workshop de alinhamento de diretrizes da Agência com as entidades setoriais. O evento visa trabalhar estratégias em face das principais tendências e oportunidades para produtos e serviços brasileiros no mercado internacional.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, prestigiou a abertura e discursou no evento. “O desenvolvimento é o novo nome da paz. Não há paz verdadeira onde não há emprego, renda, oportunidade para as pessoas. Nosso desafio é atrair investimentos pro Brasil e exportar nossos produtos e serviços. A ApexBrasil tem 25 anos, é jovem, mas tem uma larga experiência”, comentou. “Não tem política industrial sem política comercial”, completou.

Ao todo, mais de 140 representantes das entidades setoriais estavam presentes. A programação incluiu um bloco de proposições das entidades parceiras, em que eles expuseram temas que gostariam de ver a atuação do governo, tanto no âmbito do Legislativo quanto do Executivo. Em discussão, diferentes temas como a retomada comercial estruturada à África e também à Venezuela, passando por desafios como a rastreabilidade dos produtos brasileiros e o fortalecimento da indústria química no país.

A Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, participou do painel “Cenário e perspectivas para o comércio exterior e a promoção comercial no Brasil”. Com mais de duas décadas de experiência no tema, ela comentou diversos assuntos, entre eles, como lidar com as barreiras de protecionismo europeu e garantir que os produtos cheguem efetivamente nesses mercados; reposicionamento da imagem Brasil e reforçou que é essencial trabalhar não apenas na camada de competitividade exportadora, mas também a camada da indústria.

Novo momento

À frente da ApexBrasil desde janeiro deste ano, o presidente Jorge Viana, que atua ao lado dos diretores de Gestão Corporativa, Floriano Pesaro e da diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, falou sobre a importância de conversar com os setores parceiros para ampliar as exportações do Brasil. “Eu acho que tem um espaço enorme pra isso - nós precisamos conversar com os setores. Nós vamos promover algumas mudanças no trabalho da Agência, mas garantindo a continuidade de projetos importantes”, ressaltou.

Com foco em potencializar as diferentes regiões do Brasil, Jorge Viana, reforçou as agendas que têm feito de visitas oficiais aos governadores. “É óbvio que, se nós quisermos trabalhar o fortalecimento das exportações, nós temos que fazer mudanças, sem deixar de apoiar as regiões mais exportadoras, temos que buscar ampliar isso. Mas, temos que ter um olhar diferenciado para Norte e Nordeste, para pequenas e médias empresas, para cooperativas, e eu acho que isso é o que vai fazer os números de exportação voltarem a crescer exponencialmente”, comentou.

Ao final do evento, a Diretoria Executiva da ApexBrasil falou um pouco sobre o que esperar do novo ano ao lado das entidades setoriais. “Queremos fazer uma repactuação com objetivos mais ousados, subindo um pouco o sarrafo. O Brasil está de volta ao cenário internacional”, concluiu Jorge Viana.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica — Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: