Segunda edição da publicação reúne 13 ensaios sobre exportações e desenvolvimento regional, produzidos por equipes técnicas do PEIEX
Dando seguimento ao projeto que se iniciou em 2020, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou uma nova edição do e-book ensaios do PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação), voltada para reflexões sobre o impacto do Programa e das exportações no desenvolvimento regional. A publicação está disponível para download gratuito aqui.
O objetivo da iniciativa é tornar a Agência um centro de produção de conhecimento sobre negócios internacionais, sobretudo, do conhecimento gerado pelo PEIEX, que é um programa que tem uma trajetória de mais de 14 anos de experiência, envolvendo, atualmente, um grupo de mais de 200 especialistas em negócios internacionais. Nesta edição, os profissionais dos Núcleos Operacionais do PEIEX foram convidados a enviar ensaios sobre o papel e o impacto do PEIEX e das exportações nas suas regiões. Ao todo, a ApexBrasil recebeu mais de 16 ensaios, e uma banca composta por professores e especialistas em negócios internacionais foi responsável pela seleção dos 13 textos publicados.
Gabriela Christie, técnica de Cascavel, no Paraná, que já havia contribuído na edição de 2020, agora teve dois textos seus publicados: um sobre a importância da cooperação entre os diferentes Núcleos PEIEX para promover o capital social; e outro sobre a importância de conhecer a região para a compreender do perfil das empresas exportadoras. “Eu acho essa produção de conhecimento uma grande iniciativa da ApexBrasil”, ressalta a Christie.
Os 19 autores que compuseram a publicação trabalham diretamente no atendimento de empresas iniciantes no processo de exportação, em diferentes localidades, de norte a sul do país. Por isso, os textos apresentam enfoques variados, passando, por exemplo, pela superação de barreiras à internacionalização para empresas de tecnologia, no Rio Grande do Norte, até o fortalecimento da cultura exportadora de micro e pequenas empresas, em São José dos Campos.
Alguns ensaios apostaram no recorte setorial, com destaque para segmentos específicos beneficiados pelo PEIEX, como o mercado de charcutaria artesanal, atendido pelo polo de Campinas, ou as cooperativas indígenas produtoras de castanha-do-brasil, no Mato Grosso. De modo geral, contudo, as produções apontam para a importância do PEIEX como um agente transformador em âmbito local.
Em sua primeira edição, o tema abordado foi “Oportunidades e desafios para a execução do PEIEX no pós-pandemia”, em que foram abordados cases de empresas e de gestão de convênios que enfatizaram as inovações e a virtualização do PEIEX. Os textos foram divulgados em diferentes canais da ApexBrasil, de parceiros institucionais, e na mídia e literatura especializadas, a exemplo da Revista Brasileira de Comércio Exterior que publicou ensaios selecionados. Conheça também o 1º E-book aqui.
A próxima chamada de ensaios PEIEX pra a confecção do 3º E-book já está sendo finalizada e será o tema A PROMOÇÃO COMERCIAL PARA EMPRESAS INICIANTES: jornada das empresas internacionalizadas.