ApexBrasil e ABIMAPI renovam convênio  que celebra 25 anos de parceria

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Cerimônia de assinatura do Projeto Setorial aconteceu dia 14 abril durante 18º. Congresso das Indústrias ABIMAPI unindo ideias, com presença de Jorge Viana (Presidente da ApexBrasil) e Claudio Zanão (Presidente Executivo da ABIMAPI)

No último dia 14 de abril, durante o 18º. Congresso das Indústrias ABIMAPI unindo ideias em Foz do Iguaçu (PR), o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, e o presidente da ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), Claudio Zanão, assinaram o documento de renovação de mais um convênio de realização do Projeto Setorial (PS) Abimapi International (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), criado e gerenciado pelas duas entidades. O novo acordo é ainda mais significativo, pois abrange os anos de 2024 e 2025, este último sendo o período quando a parceria completa 25 anos de história.

MERCADOS-ALVO E METAS

Para o convênio 2024-2026 foram definidos 9 mercados-alvo: África do Sul, Arábia Saudita, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru e Portugal. Em 2024, o projeto será iniciado com 86 empresas, sendo 57 exportadoras, ou seja, tendo 66% das empresas exportadoras conforme 2023. A proposta até o encerramento do ano de 2024 é conseguir incremento de 5%, tanto em empresas participantes, quanto exportadoras, garantindo alcance de 90 empresas participantes e 60 exportadoras.

Em 2025 a expectativa é de 94 participantes até o fim do ano e 63 exportadoras. As metas estabelecidas provocam um incremento total entre 2024/2025 de 10% no número de empresas participantes e exportadoras no projeto, o que faz com que o percentual 1/3 de empresas exportadoras continue, um importante desafio para o projeto setorial.

NOVAS DIRETRIZES DO CONVÊNIO

Dois grandes direcionamentos permeiam as bases do novo convênio, em sintonia com os apontamentos da gestão ApexBrasil: a equidade de gênero e a expansão de atuações para as regiões Norte e Nordeste.

Em relação ao primeiro tópico as atividades já foram iniciadas ainda no convênio anterior, com a criação do Abimapi International para Mulheres, um projeto que reúne as principais empresárias do setor alimentício em todo o mundo, criando uma rede de apoio, troca de experiências e mentoria. O Abimapi International para Mulheres é apoiado por grandes parceiros como o Mulheres no Comex e a São Paulo Negócios no Brasil, além de importadoras de alimentos pelo mundo e a norte-americana, Kantha Shelke, cientista, pesquisadora e desenvolvedora de produtos alimentícios que se tornou mentora da novidade.

Já para o segundo direcionamento a nova etapa do projeto setorial terá ênfase na sensibilização e arregimentação de mais indústrias do Norte e Nordeste, já que a atual realidade do projeto setorial é concentração de empresas no Centro-Sul do Brasil, o que acompanha a dinâmica do setor e da formação da própria ABIMAPI, cercada por indústrias estabelecidas historicamente na região. A meta é atingir mais de 90 empresas com as novas ações, com a expectativa que 10% façam adesão ao projeto.

RESULTADOS DO CONVÊNIO

As 90 empresas atendidas pelo Abimapi International em 2023 chegaram a 95 países, 60% a mais do que em 2022. Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações do projeto setorial com USD 54 milhões, o dobro do que foi vendido ao 2º maior destino, Paraguai.

As indústrias do projeto setorial registraram, juntas, USD190,56 milhões em vendas internacionais (-1%) e tiveram impacto relevante nas exportações brasileiras em 2023, com mais de 80% de participação em países como: Angola, Colômbia, Malásia e Trinidad e Tobago. Todos esses destinos registraram somas acima de U$D1 milhão e 2 mil toneladas.

Em 2023 o ABIMAPI International superou todas as metas estabelecidas pela ApexBrasil, tanto de valores de exportação, quanto de quantidade de empresas atendidas (o maior desde a criação do Abimapi International). Destaque também para a meta batida em número de empresas exportadoras: 57 ao todo, um total 66% maior que em 2022. Agora o PS se prepara para novos desafios, com ações programadas de promoção comercial com participação na feira ISM 2024 (28 a 31 de janeiro em Colônia – Alemanha) e a 4ª. Edição da tradicional Rodada de Negócios Internacionais durante o Congresso das Indústrias, com 23 empresas brasileiras e 8 compradores internacionais.        

Sobre o ABIMAPI INTERNATIONAL

O Projeto Setorial ABIMAPI INTERNATIONAL (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes) reúne pequenas, médias e grandes indústrias brasileiras produtoras de biscoitos, massas, pães, bolos, cereais, molhos, temperos, geleias e salgadinhos em diferentes níveis de maturidade exportadora, representando e apoiando globalmente a internacionalização e a imagem do setor nacional. Suas ações junto a compradores e formadores de opinião em todo o mundo visam a diversificação de marcas brasileiras reconhecidas no exterior de maneira estratégica, apoiadas em ferramentas de promoção comercial e de comunicação que ampliam o valor agregado e o volume de vendas.  
Participe do projeto setorial entrando em contato pelo email contact@abimapi.com.br
Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Inteligência
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

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