ApexBrasil lança estudo sobre oportunidades de exportação e investimentos no Rio Grande do Sul

27/10/2025
Inteligência de mercado

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil lança estudo sobre oportunidades de exportação e investimentos no Rio Grande do Sul
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Publicação identifica mais de 11 mil oportunidades de exportação em 169 setores e aponta caminhos estratégicos para atrair investimentos estrangeiros no estado

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o estudo Oportunidades de Exportação e Investimentos – Rio Grande do Sul, dentro do ciclo dos Estudos Estaduais, que apoiam as unidades federativas em seus esforços de promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros.

O levantamento revela o papel estratégico do Brasil no comércio global, com destaque para o estado do Rio Grande do Sul. Em 2024, o estado se consolidou como o segundo maior exportador da região Sul e o sétimo do Brasil, com US$ 21,9 bilhões em vendas externas. O principal macrossetor da pauta exportadora é o de indústrias de transformação, que representou 73,3% das vendas externas em 2024, seguido pela agropecuária (26%).

Os principais produtos exportados pelo estado são soja (20,9% do total), tabaco (11,5%), farelos de soja (7,2%), carnes de aves (5,5%) e celulose (4,6%). O município de Rio Grande lidera as exportações, impulsionado pelo complexo portuário, seguido por Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Guaíba. Quanto aos destinos, destacam-se China (26,2%), Estados Unidos (8,4%), Argentina (5%), Bélgica, Coreia do Sul, Vietnã, Uruguai, Paraguai, Chile e México.

 

Oportunidades para produtos gaúchos

O mapa de oportunidades da ApexBrasil identificou 11.327 oportunidades de exportação de produtos gaúchos em 169 setores, com destaque para máquinas agrícolas, ferramentas para uso manual ou em máquinas, calçados, farelos de soja, carnes de aves e celulose. Os mercados mais promissores incluem países da América do Sul, como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia, além de Guatemala, Angola e Estados Unidos (com ressalvas por conta das possíveis sobretaxas).

O estudo ressalta também setores com estrutura produtiva local, mas baixa inserção internacional, como artefatos de concreto, vidro, defensivos agrícolas e artigos de malharia/tricotagem, que apresentam capacidade de oferta e potencial de geração de emprego e renda. Entre as tendências, destacam-se o fortalecimento das relações comerciais com países da América do Sul, a consolidação dos setores de carnes, celulose e calçados, e a expansão de exportações em setores de alto valor agregado, como máquinas agrícolas e tratores.

 

Investimentos estrangeiros

Entre 2019 e 2024, foram anunciados US$ 1,2 bilhão em investimentos no estado, com destaque para os setores de químicos, petróleo, borracha e plástico, software, máquinas industriais e transportes. Os principais países com potencial investidor são Estados Unidos, Arábia Saudita, Índia, Suíça, Alemanha, Países Baixos, Coreia do Sul, Japão, China, Argentina, Espanha e França.

Os Estudos Estaduais reúnem análises sobre o panorama econômico de cada Unidade da Federação, informações de comércio exterior, setores com potencial de exportação, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED. São conteúdos estratégicos para governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais que desejam expandir seus negócios no mercado internacional.

Em 2025 já foram lançados os estudos com foco no Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Amapá e agora no Rio Grande do Sul.

Tema: Inteligência
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: