Projeto Brazil Machinery Solutions apoia a participação de sete empresas nacionais em principal feira agrícola do continente
Sete empresas da cadeia produtiva de máquinas e equipamentos agrícolas irão participar da NAMPO 2025, marcada para os dias 13 a 16 de maio, em Bothaville, na África do Sul. A iniciativa é do projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Participam desta ação, as empresas: Baldan; Germek; IBS Comex; Indutar; Inroda; MagnoJet; e Piccin Equipamentos. O objetivo do programa BMS é consolidar a imagem do Brasil como um fornecedor competitivo e inovador de implementos agrícolas, além de ampliar sua presença no mercado sul-africano — que atualmente ocupa a 11ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras neste segmento, com USD 35,5 milhões movimentados em 2024.
Além disso, o mercado sul-africano desponta como um terreno fértil para novas oportunidades comerciais, como avalia Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ.
A participação constante das empresas brasileiras na NAMPO SHOW com apoio do Projeto Brazil Machinery Solutions, ao longo dos últimos anos, permitiu que grandes marcas do setor de máquinas e implementos agrícolas se inserissem no mercado sul-africano e passassem a atuar comercialmente. Esse avanço é fruto de um trabalho de longo prazo, que pretendemos ampliar para assegurar uma presença cada vez mais relevante do Brasil nesse mercado. Em alguns casos, o BMS funcionou como uma verdadeira incubadora. Hoje, muitas das empresas que ingressaram no mercado por meio do Projeto participam da feira de forma independente. Com isso, o BMS tem conduzido ciclos contínuos de entrada de novas marcas brasileiras na NAMPO
Maior feira agrícola da África
Realizada anualmente em Bothaville — cidade conhecida como a capital sul-africana do milho — a NAMPO é a maior feira agrícola do continente africano. O tema desta 57ª edição do evento será: “Agricultura Global Local" (em tradução livre), que reflete a ideia dos organizadores de oferecer aos produtores agrícolas locais a oportunidade de integrarem uma rede global de conhecimento, como estratégia de resiliência, competitividade e sustentabilidade.
Mais de 82.000 visitantes são aguardados para circular pelos 400 mil m² da NAMPO Park, que receberá 900 expositores. A programação de eventos inclui a realização de rodas de conversa sobre tópicos agrícolas locais e internacionais, feira de artesanato local, desfiles de gado e até uma pista de aventura para demonstrações de veículos off-road. Além disso, a feira também oferece um amplo cardápio de opções gastronômicas, seja em restaurantes ou em barracas de comida administradas por escolas e organizações comunitárias. Os visitantes que desejarem acampar no parque de exposições, uma das peculiaridades deste evento, contarão com um novo parque de caravanismo, com 100 barracas.
Conheça os destaques das empresas expositoras:
Baldan
A Baldan é referência no setor com uma trajetória sólida na fabricação de equipamentos para preparo de solo, plantio e cultivo. Reconhecida pela robustez e inovação de seus produtos, atende o agronegócio nacional e internacional com soluções completas. Com tecnologia de ponta e compromisso com a qualidade, contribui para o crescimento da produtividade no campo.
Germek
A Germek atua há mais de 40 anos no fornecimento de motobombas para irrigação e combate a incêndios. Consolidada no mercado nacional e em países vizinhos, atende produtores rurais e indústrias. Entre seus destaques, está a Motobomba Bio G, sistema de purificação e tratamento de biogás que eleva a eficiência na remoção de impurezas e na separação do metano.
IBS Comex
A IBS Comex é uma empresa que há 17 anos atua no mercado exportador. Presta serviços de assessoria em comércio exterior, com foco em eficiência, ética e clareza nas operações. Atua no setor de máquinas e peças agrícolas, atendendo empresas de diversos portes. A consultoria também participa de eventos do segmento, mantendo relacionamento direto com clientes e parceiros.
Indutar
A Indutar fabrica implementos agrícolas como rolos faca, plataformas de milho, carretas graneleiras, descompactadores e escarificadores. Investe em tecnologia com solda robotizada, corte a laser, usinagem CNC e pintura e-coat. Possui certificação ISO 9001 e aplica ferramentas como PPAP, FMEA e 8D. Atende o mercado nacional e internacional, fornecendo soluções para o agronegócio.
Inroda
A Inroda está presente em mais de 40 países, oferecendo soluções de alto desempenho para o preparo de solo. Suas máquinas combinam performance, automação e inovação, com foco em confiabilidade e sustentabilidade. Com atendimento personalizado, a empresa impulsiona a produtividade no campo, atendendo às demandas do agronegócio moderno.
MagnoJet
A Magnojet, fundada em 1985, é uma empresa brasileira especializada em soluções para pulverização agrícola. Seu portfólio inclui mais de 1.500 produtos, como pontas de pulverização com núcleo de cerâmica, filtros, pulverizadores costais e acessórios, presentes em mais de 80 países. Além dos produtos, a empresa promove o programa "Rota da Qualidade", capacitando agricultores em tecnologias de aplicação.
Piccin Equipamentos
A Piccin atua na produção de implementos para o agronegócio, como grades aradoras e niveladoras, arados subsoladores, descompactadores e escarificadores. Também fabrica distribuidores de adubo, calcário e composto orgânico — com a linha mais completa do Brasil nesse segmento —, além de guinchos agrícolas e roçadeiras. A empresa oferece soluções robustas e eficientes para aumentar a produtividade no campo.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br