Designer brasileira vence pela quinta vez prêmio na The Couture Show

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Silvia Furmanovich venceu a categoria "The Editors' Choice" do Couture Design Awards, em Las Vegas

Um par de brincos feitos com crinas de cavalo usando uma técnica centenária encantou o júri do concurso de design da última edição da The Couture Show, em Las Vegas, e deu ao Brasil mais um prêmio no principal evento no mercado norte-americano de design de joias e relógios de luxo.

O feito foi conquistado pela designer de joias brasileira Silvia Furmanovich, participante do Precious Brazil, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que promove o setor no exterior, impulsionando as exportações dos produtos brasileiros.

Este foi o quinto prêmio conquistado por Furmanovich. A designer venceu em 2015, 2016, 2019 e 2022, mas em outra categoria, a de "Inovação".

Para explicar o mais novo feito, Furmanovich ressaltou a importância de "estar interessada" e "aberta" para buscar o novo. "Conheci a técnica da crina durante uma viagem pessoal e adorei o fato de serem feitas por uma comunidade de mulheres, e uma habilidade passada de mãe para filha. Porém, com todos os avanços tecnológicos que o mundo atravessa, sinto que as novas gerações têm menos interesse nestes ofícios manuais e muitas artes podem ser perdidas.", comenta a designer. 

A peça vencedora

Os brincos em formato de ramalhete, tecidos com crina de cavalo em cores naturais e pigmentadas por uma comunidade de artesãs chilenas, são adornados com diamantes, safiras rosa e roxas, e com acabamento em ouro rosa 18k. "Para mim é um prazer poder colaborar com esses artesãos para trazer mais significado e possibilidades ao seu trabalho. Se isso significa manter a arte deles viva por mais algum tempo, sinto que meu trabalho está feito", diz Furmanovich sobre a técnica utilizada para criar a peça vencedora.

A joia faz parte da coleção intitulada ‘Quintessência’, que estreou no The Couture Show e estará disponível a partir de setembro.

A coleção foi inspirada no mundo da alquimia, em que metais comuns eram transmutados em ouro. Além disso, Furmanovich percorreu diversos lugares do mundo em busca de talentos e materiais naturais, transformando-os em joias que mais se parecem obras de arte.

“O nome ‘Quintessência’ representa o quinto e mais elevado elemento da filosofia antiga, a essência que permeia toda a natureza; a forma mais pura de beleza e criatividade”, afirma Furmanovich. “Nesta coleção, nos esforçamos para capturar essa essência e transmutá-la em arte vestível.” 

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. 

Sobre o IBGM

O Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos é uma entidade nacional, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1977, com a missão de representar, mobilizar, integrar, desenvolver e promover todos os segmentos da Cadeia Produtiva de Gemas, Joias, Bijuterias e Relógios, harmonizando seus interesses e promovendo a transferência de conhecimento, a confiança e a apreciação de seus produtos pelos consumidores. 

Sobre o Precious Brazil

O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras e internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos o projeto atende atualmente cerca de 150 empresas do setor.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Moda — Pedras, bijuterias e joias
Setor de Investimento: Não se aplica

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