Ações do projeto BMS na Agrishow 2024 geram US$ 49 milhões em negócios e fortalecem imagem internacional da indústria brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas

Ações do projeto BMS na Agrishow 2024 geram US$ 49 milhões em negócios e fortalecem imagem internacional da indústria brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Projeto Comprador e Projeto Imagem movimentaram a maior exposição agropecuária do Brasil, realizada entre 29 de abril e 03 de maio, em Ribeirão Preto

Duas iniciativas realizadas durante a Agrishow 2024 pelo projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), geraram US$ 49 milhões em negócios, e fortaleceram a posição do Brasil como importante player internacional no setor de máquinas e equipamentos agrícolas.

O Projeto Comprador promoveu rodadas de negócios entre 59 representantes de empresas nacionais e 16 compradores estrangeiros vindos da África do Sul, Angola, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru, Tanzânia, Turquia e Uruguai - todos previamente selecionados por um sistema de identificação de potenciais compradores internacionais. Ao total, foram realizadas 657 reuniões que geraram US$ 9,4 milhões em negócios, com expectativa de mais US$ 39,6 milhões nos próximos 12 meses.

59 empresas do programa BMS participaram da iniciativa: Agrimec; Agritech; Agrosystem; Albuz; Allbiom; Baldan; Bauer do Brasil; Brasélio Tratores; Bristol; Busa; Casp; Cemag; Cimisa Máquinas; Coimma; Combine Máquinas Agrícolas; Dosivac do Brasil; Dynamics do Brasil; Famac - Motobombas; Germek Equipamentos; Guarany; Himev Máquinas e Trituradores; Incomagri; Indústrias Colombo; Indutar; ING Guindastes; Inroda; Irrigabras; Irrigat; Jacto; Jenc Implementos e Peças Agrícolas; JF Máquinas; Jumil; Mademil Polias; Magnojet; Mecmaq; MEC-RUL; Metalquip;  MFW Máquinas; Moldemaq; Nogueira; Pabovi; Pagé; Piccin; Prensso Máquinas; Procer Automação; Rothobras; RSC Máquinas (Maxxforte); São José Industrial; Semco Equipamentos; Stara; Tatu Marchesan; Tigre; TKA Cranes; TMSA; Tronco e Balanças Açores; Truckvan; Vence Tudo; Vencedora Maqtron e ZM Bombas.

Projeto Imagem e visitas internacionais

Parte do esforço do projeto BMS de fortalecer a imagem internacional da indústria brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas, o Projeto Imagem promoveu a visita dos jornalistas dos veículos: Clarín (Argentina), Agricultura de las Américas (Colômbia) e Agriculture Post (Índia) que, ao longo dos cinco dias da Agrishow puderam conhecer mais sobre o setor de máquinas e equipamentos agrícolas, assim como o projeto BMS, durante uma das maiores feiras agrícolas do mundo.

42 empresas do projeto setorial participaram da iniciativa: Agrimec; Agritech; Agrosystem; Baldan; Bauer do Brasil; Bozza; Bristol; Grupo TMSA; Busa; Cemag; Cimisa; Coimma; Combine Máquinas Agrícolas; SaveFarm; Mademil; Greenpeças; GTS; ZM Bombas; Germek; Himev; Mecmaq; Industrial Pagé; Indústrias Colombo; Indutar; ING Guindastes; Inroda; Irrigabrás; JENC Implementos; Magnojet; Jacto; Maxxforte; MFW Máquinas; Moldemaq; Nogueira Máquinas Agrícolas; Piccin; Prensso Máquinas; Procer; MEC-RUL; Stara; TKA Cranes; Troncos e Balanças Açores.

Outras visitas internacionais marcaram os cinco dias de feira, como a visita de delegações oficiais de países da África, com destaque para a Nigéria e o Senegal, que enviou o seu Ministro da Agricultura, Mabouba Diagne. Outros países do continente, como Mali e Costa do Marfim, também enviaram representantes. A Europa também marcou presença no evento, com os estandes da Alemanha, Itália, República Tcheca e França apresentando inovações e práticas agrícolas. Representando a Ásia, a China também enviou representantes à Agrishow, fortalecendo-a enquanto fórum para a colaboração e o avanço da agricultura em escala internacional.

Patrícia Gomes, Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, avalia a importância estratégica das ações desenvolvidas pelo programa BMS na Agrishow 2024. "A atuação do BMS na Agrishow sempre resulta em conquistas significativas para os participantes. Os resultados recentes apontam para um total de US$ 9,42 milhões em negócios concretizados, somados a expectativas promissoras de US$ 39,64 milhões nos próximos 12 meses.

O sucesso do Projeto Imagem é inegável, especialmente com a participação de três jornalistas estrangeiros, que desempenham um papel crucial na promoção das últimas inovações e lançamentos das empresas brasileiras de tecnologia agrícola. Este destaque é fundamental, considerando o reconhecimento internacional do Brasil nesse setor.

Outro ponto a destacar é o Projeto Comprador Agrishow, uma tradição esperada por todos os expositores anualmente. Esta iniciativa, que entrou em sua 22ª edição - a maior realizada pelo BMS -, proporciona um ambiente propício para que os expositores se encontrem e se conectem com distribuidores e grandes compradores de todo o mundo, solidificando laços comerciais e impulsionando tanto o mercado nacional quanto o internacional."

Agrishow: principal evento do setor agrícola

Realizada em Ribeirão Preto, município a 314km de São Paulo, a Agrishow é a maior feira a céu aberto do Hemisfério Sul e também a maior exposição agropecuária da América Latina. O evento é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag (Associação Brasileira do Agronegócio); ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos); Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos); Faesp (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo); e SRB (Sociedade Rural Brasileira).

Em 2024, a 29ª edição da feira reuniu 800 marcas expositoras e cerca de 195 mil visitantes qualificados dos mais variados setores do agronegócio, desde Agricultura de Precisão até Transporte & Logística, em 530.000 m² de área, confirmando o posto de principal feira agropecuária do Brasil. Segundo os organizadores, os negócios realizados e as intenções de compra resultaram em R$ 13,6 bilhões, um total 2,4% maior que em 2023.

Sobre o Brazil Machinery Solutions 

Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com

Sobre a ABIMAQ

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br

Informações para a Imprensa
Gabriel Rajão
gabriel@maestrices.com.br
+55 11 970 240 325 

Vitor Lillo
vitor@maestrices.com.br
+55 11 998 270 808

Tema: Promoção Comercial
Mercado: África — América do Norte — América do Sul — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Oriente Médio
Setor de Exportação: Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: