O setor brasileiro de reciclagem animal ganha destaque no mercado asiático. Após a recente passagem do projeto Brazilian Renderers pela China, no mês passado, que cumpriu uma agenda de reuniões com empresas locais e a Embaixada do Brasil em Pequim, a ABRA foi contatada pelo Haid Feed Group, o maior grupo de ração da China. O contato representa um avanço estratégico para o setor, especialmente em um momento crucial para o comércio bilateral.
A equipe da ABRA se reuniu, na última semana (8), com Andrew Youfei, diretor de comércio brasileiro do Haid Feed Group, para apresentar a fundo o setor de reciclagem animal e as oportunidades do projeto brazilianrenderers.com, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O interesse da companhia chinesa, que possui uma produção anual de ração de cerca de 30 milhões de toneladas, é impulsionado pela grande demanda do país por ingredientes como a farinha de carne de frango.
Em um cenário onde a Administração Geral das Alfândegas da China (GACC) aprovou recentemente a exportação de farinha de carne de frango brasileira para o país, o Haid Feed Group sinalizou que possui uma demanda anual significativa pelo produto. A empresa é uma gigante agrícola de base tecnológica, com sede em Guangzhou, e se destaca por ser a primeira no mercado chinês em volume de vendas anual de ração e a primeira no mercado global em volume de vendas de ração para aquicultura.
A reunião foi considerada bastante produtiva pelo Haid Feed Group, que obteve uma “compreensão detalhada dos recursos de proteína animal do Brasil”, o que indica um forte interesse em iniciar ou expandir o comércio com as indústrias do setor. O conglomerado chinês possui uma extensa infraestrutura global, com mais de 610 subsidiárias e 220 fábricas de ração espalhadas pelo mundo, e um foco robusto em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e aquicultura.
Brazilian Renderers
Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.
Sobre a ABRA
A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.