Gigante do agro chinês demonstra interesse na reciclagem animal brasileira

27/10/2025
Institucional

Por: Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Gigante do agro chinês demonstra interesse na reciclagem animal brasileira

Descrição da imagem: À esquerda, em primeiro plano, as bandeiras do Brasil e da Turquia. Abaixo delas, montes de farinhas de origem animal e recipientes de vidro com óleos e gorduras, de cores amarelada e marrom.

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O setor brasileiro de reciclagem animal ganha destaque no mercado asiático. Após a recente passagem do projeto Brazilian Renderers pela China, no mês passado, que cumpriu uma agenda de reuniões com empresas locais e a Embaixada do Brasil em Pequim, a ABRA foi contatada pelo Haid Feed Group, o maior grupo de ração da China. O contato representa um avanço estratégico para o setor, especialmente em um momento crucial para o comércio bilateral.

A equipe da ABRA se reuniu, na última semana (8), com Andrew Youfei, diretor de comércio brasileiro do Haid Feed Group, para apresentar a fundo o setor de reciclagem animal e as oportunidades do projeto brazilianrenderers.com, uma parceria entre a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O interesse da companhia chinesa, que possui uma produção anual de ração de cerca de 30 milhões de toneladas, é impulsionado pela grande demanda do país por ingredientes como a farinha de carne de frango.

Em um cenário onde a Administração Geral das Alfândegas da China (GACC) aprovou recentemente a exportação de farinha de carne de frango brasileira para o país, o Haid Feed Group sinalizou que possui uma demanda anual significativa pelo produto. A empresa é uma gigante agrícola de base tecnológica, com sede em Guangzhou, e se destaca por ser a primeira no mercado chinês em volume de vendas anual de ração e a primeira no mercado global em volume de vendas de ração para aquicultura.

A reunião foi considerada bastante produtiva pelo Haid Feed Group, que obteve uma “compreensão detalhada dos recursos de proteína animal do Brasil”, o que indica um forte interesse em iniciar ou expandir o comércio com as indústrias do setor. O conglomerado chinês possui uma extensa infraestrutura global, com mais de 610 subsidiárias e 220 fábricas de ração espalhadas pelo mundo, e um foco robusto em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e aquicultura.

Brazilian Renderers

Desde 2012, a ABRA e a ApexBrasil promovem em parceria o projeto Brazilian Renderers, com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal — farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos — como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção — e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo site brazilianrenderers.com.

Sobre a ABRA

A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, hemoderivados, palatabilizantes e proteínas hidrolisadas de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional. Para saber mais, acesse: abra.ind.br.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações direcionadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Para saber mais, acesse: apexbrasil.com.br.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Erro: