Com 47 participantes, missão organizada pela ApexBrasil reforçou presença do ecossistema brasileiro de inovação em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e gerou novos contatos e parcerias internacionais.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) marcou presença, em outubro, na GITEX Expand North Star 2025, em Dubai (Emirados Árabes Unidos) — um dos maiores eventos globais de tecnologia e inovação. Pelo sexto ano consecutivo, a Agência organizou uma delegação brasileira composta por 47 empresas, incluindo 30 startups no pavilhão de inovação e as demais no pavilhão de tecnologia, em espaço compartilhado com INAITEC e ACATE.
Durante a etapa de preparação para o evento, os participantes passaram por cinco webinars preparatórios e treinamentos de pitch com a consultoria FitPitch, em formato híbrido - sessões virtuais e uma sessão presencial já em Dubai, às vésperas da Gitex. A consultoria garantiu melhor preparação para apresentações, rodadas de negócio e encontros com investidores internacionais.
A missão também proporcionou visitas técnicas a hubs de inovação e free zones, ampliando o entendimento das oportunidades para abertura de operações locais e atração de investimentos. Diversas startups manifestaram interesse em estabelecer filiais, escritórios regionais ou representações comerciais em Dubai e em outras zonas francas estratégicas, como o Sharjah Research, Technology and Innovation Park (SRTIP) e o Dubai Multi Commodities Centre (DMCC).
“O crescimento do número de empresas brasileiras operando em Dubai reflete a relevância do mercado na perspectiva do empresariado brasileiro. O empresariado que normalmente olhava para outros mercados antes de olhar para o Oriente Médio tem percebido que Dubai, como um hub de inovação e de reexportação de produtos para além do mercado local, faz com que as empresas brasileiras comecem a olhar para essa região com mais intensidade. Isso é um reflexo do trabalho da ApexBrasil e de outros parceiros do governo e dos estados em levar as oportunidades do Oriente Médio como uma opção concreta para as empresas brasileiras”, destacou Tatiana Riera, chefe do Escritório da ApexBrasil nos Emirados Árabes Unidos.
Resultados e impacto
As reuniões e encontros realizados durante o evento resultaram em cartas de intenção (LOIs), pilotos e provas de conceito (POCs), além de parcerias comerciais e estratégicas em países como Emirados, Omã, Catar, Jordânia, Egito e Turquia.
As empresas também relataram interações produtivas com fundos de investimento internacionais, grandes grupos corporativos e entidades governamentais, com negociações em andamento envolvendo cooperação tecnológica e expansão de operações na região do Golfo.
Entre os destaques, a startup Indulge Me firmou LOI com parceiros de Omã e Catar; a Neokohm iniciou POC e mapeou mais de 140 interações qualificadas; e a Fine Instrument Technology (FIT) saiu de Dubai com planos de estruturar um hub regional.
“A GITEX foi essencial para entendermos onde e como queremos nos posicionar no Oriente Médio. As visitas às free zones nos ajudaram a definir o melhor modelo de presença local — se como escritório, filial ou indústria. Esse ambiente de inovação e incentivo realmente nos chamou atenção”, afirmou Daniel Consalto, CEO da FIT, empresa que desenvolve soluções baseadas em ressonância magnética para a indústria e a agroindústria, voltadas à otimização de processos e redução de perdas produtivas.
A FIT exporta atualmente para 25 países e avalia Dubai como uma base estratégica para atender o Sudeste Asiático.
“O estande estava muito bem estruturado, e o suporte da ApexBrasil, especialmente dos concierges, foi excelente. A equipe conseguiu fazer conexões de alto valor e nos apoiar em todas as etapas”, completou Consalto.
Experiência positiva e novos mercados
Para Rafael Aguiar, CEO da Digisac, a participação na missão também abriu portas para novas conexões comerciais e consolidou a estratégia de internacionalização da empresa.
“Nossa plataforma centraliza diferentes canais de comunicação em um só lugar, permitindo que as empresas respondam mais rápido aos seus clientes. Viemos à GITEX para expandir nossa base e buscar parceiros locais — e as reuniões organizadas pela ApexBrasil foram fundamentais para isso”, explicou o executivo.
A Digisac, que já atua no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, avalia agora a instalação de uma estrutura nos Emirados Árabes Unidos, após conhecer o ambiente de negócios local durante as visitas técnicas organizadas pela ApexBrasil.
“Foi muito positivo entender de perto o mercado dos Emirados. A equipe da ApexBrasil foi extremamente atenciosa — sempre presente e pronta para apoiar, inclusive fora da agenda oficial. Saímos com uma percepção clara de que é um mercado viável e cheio de oportunidades”, destacou Rafael.
A participação brasileira na GITEX Expand North Star 2025 consolidou a presença do país no mapa global da inovação. Mais do que uma feira, o evento funcionou como uma vitrine para as soluções tecnológicas desenvolvidas no Brasil e também como espaço estratégico para ampliar conexões, entender modelos de negócio e atrair investimentos. A missão coordenada pela ApexBrasil reforçou o potencial das startups brasileiras de atuarem em ecossistemas competitivos e inovadores, abrindo caminho para novas parcerias e expansão internacional.
Em 2026, a GITEX terá também uma edição em São Paulo, ampliando o alcance dessa rede e colocando o Brasil no centro das discussões sobre tecnologia e futuro digital — agora, não apenas como participante, mas como anfitrião de um dos principais eventos de inovação do mundo.