Evento ocorreu nesta quarta-feira (12) e reuniu representantes do governo brasileiro, empresárias e especialistas em negócios internacionais
Foi realizado nesta terça-feira (12/11), no escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Lisboa, o 1º Fórum de Empreendedorismo para Mulheres Brasileiras em Portugal, resultado de uma parceria entre o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, por meio do Espaço para Mulheres Brasileiras em Lisboa (EMuB Lisboa), a ApexBrasil e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento reuniu representantes do governo brasileiro, empresárias, especialistas e lideranças da comunidade brasileira na capital portuguesa.
“Trabalhar com as mulheres empreendedoras é uma coisa extraordinária. Tudo o que nós queremos é um mundo melhor e, para o mundo ser melhor, nós temos que dar mais atenção às mulheres, para que elas nos conduzam. Mulher não administra, ela cuida. E a palavra cuidar é muito mais ampla do que administrar. Cuidar é para quem tem amor para dar, e esse seminário tem exatamente esse propósito: despertar para que tenhamos mais políticas de inclusão e empoderamento das mulheres. Nós, da ApexBrasil, junto com o Sebrae, o Consulado e a Casa da Mulher em Lisboa, estamos fazendo esse trabalho com muita alegria”, destacou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Viana também defendeu que o incentivo ao protagonismo feminino deve se refletir em ações concretas dentro das instituições. “A ApexBrasil tem dois programas voltados às mulheres: o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, coordenado pela nossa diretora de Negócios, Ana Repezza, e o Elas Exportam, realizado em parceria com o MDIC. São iniciativas criadas na nossa gestão, focadas em ampliar a participação das mulheres como líderes de empresas e protagonistas nas atividades exportadoras. Isso faz parte de uma decisão de gestão: hoje, mais da metade dos cargos de direção na ApexBrasil são ocupados por mulheres e eu não abro mão disso. É assim que a gente muda esse jogo”, afirmou.
Na mesma linha, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou que não há desenvolvimento possível sem a igualdade de gênero. “Nós não vamos construir uma humanidade melhor, não vamos garantir a existência deste planeta, nem superar os flagelos da exclusão que entristecem os nossos olhos, se não houver igualdade entre homens e mulheres. Esse é o grande conceito que precisamos compreender. Caso contrário, ficamos apenas na narrativa. Quando estabelecemos processos de inclusão e construímos um Estado social mais justo, tudo deve começar pelos valores da igualdade entre homens e mulheres”, afirmou.
Para Ana Paula Costa, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, fortalecer o papel das mulheres no mercado de trabalho é essencial para a inclusão e o desenvolvimento da comunidade brasileira em Portugal. “A inserção das mulheres no mercado de trabalho é um grande desafio, especialmente porque envolve questões de gênero, de classe social e de raça. Muitas vezes, esse processo de integração não aproveita plenamente todas as competências e potencialidades que as mulheres têm. Por isso, é fundamental que a comunidade brasileira esteja unida e presente nos espaços de diálogo e de cooperação, junto com as instituições e a sociedade civil”, afirmou.
O embaixador Alessandro Candeas, cônsul-geral do Brasil em Lisboa, ressaltou que o fortalecimento econômico das mulheres brasileiras no exterior também é um instrumento de combate à violência e de promoção da autonomia. “A agenda de empreendedorismo feminino que nós começamos hoje tem um vínculo direto com a promoção da dignidade das mulheres. A primeira iniciativa do Espaço da Mulher Brasileira foi o enfrentamento à violência doméstica, e identificamos um elo imediato entre a dignidade da mulher e o combate a essa violência. A dignidade da mulher passa pelo empreendedorismo feminino, pela sua renda, seu emprego, sua oportunidade de constituir a sua família e de se impor como cidadã plena. Por isso, promover o empreendedorismo feminino é também uma forma de combater a violência e fortalecer a cidadania”, afirmou.
Já embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, parabenizou a iniciativa e destacou a importância da cooperação entre as instituições brasileiras na promoção do empreendedorismo e da presença do Brasil em Portugal. “Parabéns pelo trabalho da ApexBrasil e do Sebrae, e por esta iniciativa de abrir o escritório em Lisboa e apoiar o empreendedorismo e a internacionalização das empresas, especialmente as lideradas por mulheres. Estamos aqui para apoiar o empreendedorismo e ajudar a fortalecer essas pontes entre o Brasil e Portugal”, declarou.
Durante o encontro, foram apresentados painéis sobre oportunidades de negócios, programas de capacitação, histórias inspiradoras e boas práticas de mulheres empreendedoras brasileiras e portuguesas. O evento também foi uma oportunidade para ampliar conexões entre empresárias, instituições de apoio e potenciais parceiras de negócios.
Web Summit Lisboa
ApexBrasil e Sebrae estarão em Lisboa até o dia 13 de novembro coordenando a delegação brasileira de quase 400 startups e empresas inovadoras nacionais no Web Summit Lisboa 2025, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia da Europa, que começou dia 10. A diversidade é uma característica presente da delegação, que tem empresas de todas as regiões do país e é 30% composta por negócios liderados por mulheres. A abertura oficial do Pavilhão Brasil ocorreu na terça-feira, dia 11, e a programação segue nesta quarta com pitches, seminários e atividades de networking ao longo do dia.
Também no dia 11, logo após a abertura do Pavilhão Brasil, a ApexBrasil e o Sebrae lançaram oficialmente o Programa de Incubação de Startups em Portugal, uma iniciativa inédita que permitirá a dez empresas brasileiras desenvolverem seus projetos de internacionalização no Escritório da ApexBrasil em Lisboa. O programa, que começa em 2026 e terá duração de até nove meses, integra a estratégia de fortalecimento da presença do Brasil na Europa e visa impulsionar a promoção comercial, a atração de investimentos e a inserção de startups nacionais no mercado europeu.
Nesta quarta-feira, Jorge Viana esteve no pavilhão acompanhando as atividades e finalizou o dia participando do videocast da Agência, o Apexpod em Movimento, que está com estúdio montado dentro do evento registrando e entrevistando os participantes. O episódio estará disponível no final do dia no Youtube da ApexBrasil.
A delegação brasileira contou com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).