Abiec garante participação na SIAVS 2026 e atribui sucesso da feira à união de todas as proteínas animais

Abiec garante participação na SIAVS 2026 e atribui sucesso da feira à união de todas as proteínas animais

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Por: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec)

São Paulo, 09 de agosto de 2024 – Após três dias de sucesso no evento, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) confirmou sua presença na edição de 2026 do Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS). O evento, que incluiu pela primeira vez representantes da cadeia bovina, promoveu a união do setor ao integrar todas as proteínas animais em uma feira predominantemente brasileira e valorizou a imagem da agropecuária do país ao trazer importadores para conhecer o sistema produtivo em campo.  Realizado de 06 a 08 de agosto no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, na capital paulista, reuniu mais de 30 mil pessoas.

“Juntamente com a ABPA, levamos convidados, jornalistas e formadores de opinião a uma fazenda para que pudessem conhecer o processo de criação dos animais. Em seguida, visitaram o frigorífico para observar a excelência do nosso trabalho e a certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Concluímos a visita com um churrasco típico, destacando a qualidade da carne que apresentamos em todas as feiras. A parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) foi fundamental para criar essa oportunidade. Em dois anos, estaremos novamente na feira, celebrando inovações e garantindo o sucesso comercial”, afirmou o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Em parceria com a ApexBrasil, a Abiec apresentou o estande do Brazilian Beef, que reuniu empresas associadas no mesmo espaço, para reforçar a liderança do Brasil como principal exportador mundial de carne bovina. A entidade desempenhou um papel fundamental em dois debates que abordaram temas de grande relevância global: a produção sustentável de alimentos e a construção da imagem do setor, tanto no Brasil quanto no exterior. No primeiro dia do SIAVS, Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da Abiec, participou do painel "Sustentabilidade - Dimensão Ambiental", que teve a presença de Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa), e Francisco Matturro, da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

No último dia do evento, Camardelli integrou o painel “Imagem Internacional e Acesso a Mercados”. Participaram ainda Júlio Ramos, Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa), Laudemir Muller, da ApexBrasil, e Francisco Medeiros, da Peixe BR.

Desafios de Imagem para a Carne Bovina

Durante o painel “Imagem Internacional e Acesso a Mercados”, os participantes discorreram sobre a imagem do Brasil e suas implicações para negociações internacionais e estratégias de mercado. Na apresentação, intitulada “Desafios de Imagem para a Carne Bovina”, o presidente da Abiec refletiu sobre as diversas percepções do produto no mercado global. “Não há margem para erros. O que temos feito é a manutenção do estado de sanidade. Embora já tenhamos enfrentado diversos desafios no passado, o potencial do Brasil no mercado internacional é incomparável. Lembro-me de épocas em que as manchetes dos jornais eram repletas de surtos e contaminações. Hoje, essas questões estão amplamente superadas”, avaliou.

Ele enfatizou o nível de validade e confiabilidade dos produtos brasileiros no mercado global, destacando a evolução positiva e a superioridade contínua da bovinocultura. “Estamos implementando um sistema de inteligência artificial em parceria com o Chile, que possui margem de erro zero. Esse avanço traz um incremento significativo, permitindo auditorias online e aumentando a transparência do processo”, afirmou.

Camardelli citou como exemplo de sucesso o acordo comercial com a China, que resultou na exportação de 123 mil toneladas de carne bovina, superando desafios logísticos significativos devido à distância. Em contraste, existe uma imagem distorcida na Europa, onde o país enfrenta desafios e barreiras comerciais que dificultam o acesso ao mercado.

Há ainda a percepção da qualidade do boi brasileiro, evidenciada pelos resultados de centros de análise que refletem a eficiência do processo nacional, bem como a competitividade do Brasil em relação a países como Japão, Coreia do Sul, Vietnã e Turquia. “Exportamos para mais de 150 países sem enfrentar problemas significativos. É o que precisamos enfrentar essa imagem distorcida devido às barreiras técnicas e entraves comerciais. Vivemos um momento favorável e batemos, mais uma vez, o recorde mensal de exportações”, destacou.

Em julho, foram exportadas 267.668 toneladas, que englobam as categorias in natura, miúdo, industrializada, tripa, salgada e gordura. O faturamento do mês chegou a US$ 1,146 bilhão, o que coloca o resultado entre os 10 maiores faturamentos mensais da história das exportações nacionais.

Controle rigoroso de qualidade

As demandas específicas de cada mercado na exportação de carne bovina exigiram que a agropecuária se adaptasse continuamente. A colaboração entre governo e setor privado para garantir um controle eficaz e uma resposta ágil tem sido determinante. “O sucesso depende do êxito da logística e da contribuição constante dos produtores, mas, acima de tudo, da chancela oficial, simbolizada pelo carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). É fundamental continuar trabalhando em conjunto e investir em tecnologia e colaborações para assegurar que o Brasil mantenha sua posição de destaque no mercado internacional,” afirmou o presidente.

Sobre a ABIEC – www.abiec.com.br

Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 43 empresas do setor no país, responsáveis por 98% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz em torno de 10 milhões de toneladas de carne bovina, aproximadamente 30% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o País registrou crescimento de 135% no valor de suas exportações. Em 18 anos, já foram firmados nove projetos, com investimentos de mais de R$ 60 milhões e crescimento das exportações em mais de 500%.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: