Com a participação do presidente Lula, missão da ApexBrasil ao Chile fortalecerá a relação comercial entre os dois países

Com a participação do presidente Lula, missão da ApexBrasil ao Chile fortalecerá a relação comercial entre os dois países

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Entre os dias 5 e 7, a Agência marcará presença na capital chilena, com a realização do Fórum Empresarial Chile-Brasil e do programa Jornada Exportadora, promovendo o encontro entre mais de 300 empresários

Na segunda-feira (5), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizará o Fórum Empresarial Chile-Brasil, em Santiago, capital chilena. O evento, que acontece no período da viagem presidencial ao Chile, contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da República do Chile, Gabriel Boric, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana e da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza. São esperados cerca de 300 representantes de empresas e instituições brasileiras e chilenas no fórum, além de outras autoridades de ambos os países.

A ação faz parte dos esforços que a ApexBrasil, em parceria com Governo Federal, tem realizado para estreitar as relações comerciais entre o Brasil e os países das Américas do Sul, Central e do Caribe, buscando a cooperação e a abertura de novos mercados. Neste ano, já foram realizados dois fóruns empresariais na América Latina, sendo um na Bolívia e outro na Colômbia, com a participação de mais de 800 empresários das regiões.

No evento, estarão representadas empresas de variados portes e de diferentes setores, como: serviços de transporte; veículos automotores e suas partes; aviação; mineração; produtos farmacêuticos; produtos cerâmicos; alimentos e bebidas; agronegócio; tecnologia e saúde; máquinas e equipamentos; produtos têxteis; moda; economia criativa e serviços; e serviços de tecnologia e informação. Na programação, estão previstos painéis com os seguintes temas: Agro e Sustentabilidade; Nova Indústria e Tecnologia; Energia e Minerais Estratégicos; e Integração Regional.

Ainda como parte da missão da ApexBrasil ao Chile, será realizada, entre os dias 5 e 7, a Jornada Exportadora. O programa oferece uma imersão em mercados internacionais, com o objetivo de preparar empresas para expandirem suas atividades comerciais. Nesta edição, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio do programa Elas Exportam, o foco será exclusivo em empresas lideradas por mulheres. Serão 16 empreendedoras representando sete empresas do setor de higiene pessoal e cosméticos e quatro do setor de moda.

O programa Jornada Exportadora oferecerá um seminário técnico com informações relevantes para a inserção das empresárias no novo mercado, visita técnica e rodadas de negócios, além da participação no Fórum Empresarial. A programação também incluirá o Seminário Empresarial Brasil-Chile: Mulheres Conectando Fronteiras, com a participação de representantes do setor público e do setor privado dos dois países.

Relação entre o Brasil e o Chile

Atualmente, o Brasil é o 3º maior fornecedor do Chile, com participação de 11% no mercado chileno. Já o Chile é o 6º principal destino das exportações brasileiras, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em 2023, as exportações brasileiras para o país somaram US$ 7,9 bilhões e, as importações, US$ 4,3 bilhões. Em termos de investimento, o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) brasileiro no Chile acumula crescimento de 8,5% entre 2021 e 2022.

O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil aponta muitas possibilidades de negócios, investimentos, cooperação e inovação abertas para o Brasil em território chileno. Foram identificadas no estudo mais de 1700 oportunidades para produtos brasileiros no Chile, com destaque para máquinas e equipamentos de transporte, combustíveis minerais, produtos alimentícios e artigos manufaturados. Além disso, o Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, em vigor desde 2022, tem facilitado as tratativas entre os dois países, simplificando os processos alfandegários e trazendo a possibilidade de empresas brasileiras participarem das compras governamentais do país vizinho.

SERVIÇO

Fórum Empresarial Chile-Brasil

Data: 5/8;

Local: W Hotel, Santiago, Chile;

Horário: A partir de 10h (horário do Chile);

Programação: clique aqui;

Transmissão ao vivo: canal do YouTube da ApexBrasil.

Seminário Empresarial Brasil-Chile: Mulheres Conectando Fronteiras

Data: 6/8;

Local: W Hotel, Santiago, Chile;

Horário: A partir de 9h30 (horário do Chile);

Programação: clique aqui.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: