Com participação recorde, ApexBrasil leva 13 empresas voltadas à inovação tecnológica para compor o Pavilhão Brasil. Evento vai até dia 5 de outubro
Começa hoje (2), nos Emirados Árabes Unidos, a 39a edição da Abu Dhabi International Petroleum Exhibition & Conference, a ADIPEC. A exposição é conhecida mundialmente por oferecer importantes discussões estratégicas e técnicas sobre a transformação do setor de petróleo e gás em um contexto de transição energética. Para as empresas brasileiras, é uma grande oportunidade para fazer negócios e promover a imagem do país. Na ocasião, serão apresentadas soluções inovadoras que as empresas brasileiras vêm desenvolvendo no setor, a fim de conquistar parcerias internacionais e estreitar relações com potenciais investidores.
Para compor o Pavilhão Brasil, a Agência selecionou 13 empresas focadas em inovação tecnológica. A ideia é atrair investimentos estrangeiros diretos para o setor de petróleo e gás natural, hidrogênio e soluções de descarbonização no país, visando a inserção de empresas brasileiras nas cadeias globais de valor.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o mundo está passando por uma grande mudança energética e, o Brasil, com sua extensa oferta de recursos naturais e crescente capacidade de geração de energia renovável, tem todas as condições de se tornar referência mundial nessa questão. "Nós temos uma boa matriz energética. Além de possuirmos um grande potencial exportador de energia, também podemos ser líderes em soluções tecnológicas para a transição energética", avalia.
Jorge Viana, que também tem presença confirmada na ADIPEC, destaca o esforço da ApexBrasil em promover o debate sobre a temática da transição energética pelo mundo. "Estamos dialogando com as empresas do setor e vamos promover vários encontros nesse sentido", afirma Viana.
A ApexBrasil lidera a delegação brasileira na feira. No Pavilhão Brasil, além de facilitar reuniões de alto nível com parceiros internacionais, a Agência também deve divulgar o portfólio de projetos de investimentos do setor, elaborado em conjunto com parceiros institucionais como a Organização Nacional da Industria do Petroleo (ONIP), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Neste ano, as seguintes empresas brasileiras participarão do evento: Ouro Nova, Altave, Gascat, Geowellex, Sandech, Altus, Novus, Diesel Line Cambui, The Insight, Intcom, Pix Force, Deep Seed Solutions e Endeserv Inspeção.
A Geowellex, voltada operações de perfuração e soluções tecnológicas para operadores de petróleo e gás, participa do evento pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, Leonardo Moltavão, CEO da empresa, saiu da exposição com propostas promissoras. "É um mercado absurdamente grande. As maiores reservas estão concentradas nessa região. Tivemos um feedback muito positivo", avaliou na ocasião.
EAU: ambiente propício a negócios do setor
Os Emirados Árabes Unidos estão localizados na entrada do golfo Pérsico, com uma população de cerca de 10 milhões de habitantes. Eles possuem a sexta maior reserva de petróleo do mundo e um alto poder aquisitivo. A região também conta com a presença de fundos de investimentos bilionários, dispostos a identificar oportunidades de investimentos em novas tecnologias. Além disso, os EAU fazem parte do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo (CCG), sendo essa uma região de integração econômica que abrange seis países: EAU, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait e Omã. Cerca de 60 milhões de pessoas habitam a região, que abrange um público-alvo de alto nível, qualificado e diversificado.
Assim, o setor de energia no Golfo é bastante promissor, tornando-se um mercado atrativo para empresas brasileiras que buscam a expansão de seus negócios internacionais.
Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos e onde acontece a ADIPEC, fica a aproximadamente 130 km de Dubai, onde a ApexBrasil possui um escritório internacional.
Sobre a ADIPEC
A Abu Dhabi International Petroleum Exhibition & Conference – ADIPEC - é uma das exposições mais importantes do mundo voltadas para o setor de óleo e gás, com foco nos segmentos de upstream, downstream, marítimo, smart manufacturing, transformação digital, soluções para transição energética e descarbonização.
Em 2021, a ApexBrasil organizou pela primeira vez a participação brasileira na feira. A delegação contou com a presença de oito empresas, além de autoridades do Ministério das Minas e Energia, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e da Petrobras.
Já em 2022, foram 9 as empresas brasileiras selecionadas pela Agência. No total, a ADIPEC contou com cerca de 2.200 empresas expositoras, incluindo 54 empresas do setor de energia (NOCs, IOCs, NECs and IECs) e 28 pavilhões internacionais.
Na ocasião, mais de 160.000 profissionais da área de energia de mais de 55 países proporcionaram um ambiente favorável às exportações, formação de parcerias internacionais e atração de investimentos.
ApexBrasil
Além de promover as exportações brasileiras, a ApexBrasil também busca atrair investimentos para setores estratégicos da economia, como o de petróleo, gás natural e biocombustíveis. Por meio de parcerias internacionais, é possível desenvolver projetos novos ou a expansão de projetos existentes, incorporando tecnologia e inovações. A ideia é fortalecer o impacto positivo no meio ambiente, criação de empregos, desenvolvimento social, econômico e regional.
Serviço
O que: 39ª edição da ADIPEC
Quando: 2 a 5 de outubro de 2023
Onde: Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Assessoria de imprensa ApexBrasil
imprensa@apexbrasil.com.br