Encontro ocorre entre 10 e 12 de setembro e busca fortalecer a comércio entre os dois países frente às tarifas norte-americanas recém impostas
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Ministério das Relações Exterior (MRE) e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC), realiza a Missão Empresarial Brasil-Canadá 2025, entre os dias 10 e 12 de setembro, em Toronto. O evento contará com a presença de autoridades brasileiras e canadenses, além de empresários dos dois países. A diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, marcará presença no evento.
Acontecendo pouco depois da reabertura das negociações do acordo Mercosul-Canadá, o objetivo da iniciativa é fortalecer os laços comerciais entre os dois países e promover oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e investimentos bilaterais, no contexto dos esforços de diversificação de mercados também realizados na recente Missão Empresarial ao México. A missão terá como foco os setores de Alimentos & Bebidas, Indústria & Serviços, bem como empresas de base tecnológica brasileira dos segmentos de soluções financeiras, biotecnologia, energias renováveis e agronegócio.
A programação do evento inclui rodadas de negócios, visitas técnicas e eventos de networking com empresas canadenses interessadas em expandir sua atuação no mercado brasileiro. Também fará parte da agenda o seminário “Doing Business in Brazil”, como foco na promoção do ambiente de negócios brasileiros junto a potenciais parceiros canadenses.
Relações comerciais Brasil-Canadá
Entre 2022 e 2024, o Brasil passou de 11° para 9° fornecedor do Canadá. Aeronaves e partes e semiacabados de ferro/aço puxam o avanço em bens industriais. Além disso, máquinas elétricas e motores de pistão sinalizam potencial de diversificação. Em 2024, a balança comercial entre os dois países teve um saldo positivo de US$ 3,5 bilhões para o Brasil, que exportou US$6,3 bilhões e importou US$2,8 bilhões. Entre 2014 e 2024, as exportações brasileiras ao território canadense tiveram um crescimento médio de 10,6%.
Canadá como mercado estratégico para produtos brasileiros
A missão acontece em um momento crucial para o comércio internacional, marcado pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e canadenses. O recente estudo da ApexBrasil intitulado ‘Diversificação de Mercados – Análise de dependência por Estado Brasileiro’ aponta o mercado canadense como estratégico para exportações de diversos produtos brasileiros.
Entre as oportunidades de exportações brasileiras para o Canadá listadas no estudo estão: ‘produtos semimanufaturados, de outras ligas de aço’; ‘outras pedras de cantaria trabalhadas de outro modo e suas obras’; ‘Mármore, travertino e alabastro, trabalhados de outro modo e suas obras’; ‘Avião e outros veículos aéreas, de peso maior que 15 mil kg vazios’; ‘sebo de bovinos, ovinos e caprinos’, ‘dumpers concebidos para serem utilizados fora de rodovias’; ‘castanhas-da-Amazônia (Castanha-do-Pará), fresca ou seca, sem casca’; ‘outras mateiras compensadas, folheadas ou estratificadas’; entre outros produtos.
Confira o estudo completo aqui.
SERVIÇO
Missão Empresarial Brasil-Canadá 2025
Data: 10, 11 e 12 de setembro de 2025
Local: Toronto, Canadá