Iniciativa do programa BMS apoiará a participação de 13 empresas na principal feira agrícola do continente africano, que acontece entre os dias 14 e 17 de maio em Bothaville, na África do Sul
O projeto setorial de fomento à exportação Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado de uma parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apoiará a participação de 13 empresas brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas na NAMPO 2024, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de maio, em Bothaville, na África do Sul.
Esta participação é parte do esforço do projeto BMS que visa fortalecer a imagem internacional das empresas brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas e ampliar oportunidades de negócios no continente africano. Ao todo, 13 empresas membro participam da iniciativa. São elas: Baldan; Brudden; Cimisa; Dynamics do Brasil; Indutar; Inroda; MagnoJet; Marcher Brasil; NB Máquinas; Piccin; Prensso Máquinas; São José Industrial; e Vence Tudo.
A expectativa é que a participação brasileira deste ano supere o resultado obtido na edição do ano passado, quando foram gerados US$ 8 milhões entre negócios realizados e previstos. Paulo Guerra, Gerente de Relações Institucionais da ABIMAQ, avalia a importância da participação do Brasil na NAMPO 2024. "Estamos entusiasmados com a presença de 13 empresas brasileiras da cadeia do agronegócio na feira NAMPO 2024, já que o continente africano se revela como um terreno fértil para novas oportunidades. Acreditamos que a tecnologia brasileira não apenas representa inovação, mas também oferece soluções para a mecanização da agricultura familiar neste continente, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento sustentável", afirma Paulo.
Maior feira agrícola da África
Realizada anualmente em Bothaville – cidade conhecida como a capital sul-africana do milho – a NAMPO é a maior feira agrícola do continente africano. Sob o tema: "Agricultura na Era Digital", o evento pretende discutir a importância da conectividade para impulsionar a eficiência, a sustentabilidade e a prosperidade nas práticas agrícolas. Em uma área de 400 mil m², a feira reunirá mais de 750 expositores, entre fabricantes de máquinas, equipamentos, veículos e sistemas agrícolas. A programação será variada, com demonstrações de maquinários, além de debates e até desfiles de gado.
A África é um mercado promissor e estratégico para a indústria brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas, cuja expertise pode contribuir para o desenvolvimento do setor agroindustrial na região. Em 2023 as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas somaram USD 1,8 bi, um volume estável em relação ao ano anterior, tendo apresentado um leve crescimento de 0,15%. No entanto, a África do Sul, 5º destino das exportações do segmento, apresentou resultados excepcionais, somando USD 95 milhões, as exportações brasileiras do segmento com destino ao país apresentaram um crescimento de 29%.
Sobre o Brazil Machinery Solutions
Fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Programa Brazil Machinery Solutions visa a promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico com tecnologia e competitiva. O Programa BMS é composto por empresas fabricantes de máquinas e equipamentos de diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Mais informações: www.brazilmachinery.com
Sobre a ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1937, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos, visando o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações: apexbrasil.com.br
Informações para a Imprensa
Gabriel Rajão
gabriel@maestrices.com.br
+55 11 970 240 325
Vitor Lillo
vitor@maestrices.com.br
+55 11 998 270 808