A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, nesta sexta-feira (5/9), o estudo Oportunidades de Exportações e Investimentos – Rio de Janeiro, dentro do ciclo dos Estudos Estaduais, que apoiam as unidades federativas em seus esforços de promoção de exportações e atração de investimentos estrangeiros.
O levantamento revela o crescente protagonismo do Brasil no comércio global, com destaque para o estado do Rio de Janeiro. Em 2024, o país ocupou a 23ª posição entre os maiores exportadores mundiais e foi o 7º principal destino de investimentos estrangeiros diretos.
Comércio exterior
O estado do Rio de Janeiro se destacou como o segundo maior exportador da região Sudeste, com US$ 45,8 bilhões em exportações em 2024, o que representou 13,6% das vendas externas do Brasil. A pauta exportadora é altamente concentrada em commodities energéticas, especialmente óleos brutos de petróleo, que correspondem a 79,6% das exportações. Os principais destinos foram China (36,6%), Estados Unidos (16,2%), Espanha (10,1%), Singapura (6,3%) e Países Baixos (5,1%).
Oportunidades para produtos fluminenses
Foram identificadas 2.733 oportunidades de exportação em 102 setores, com destaque para barras e perfis de ferro e aço, pneus e câmaras de ar, obras de ferro ou aço e produtos semiacabados. Os mercados mais promissores incluem Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, República Dominicana, Costa Rica, EUA e Angola.
Além disso, o estudo destaca setores com estrutura produtiva local, mas baixa inserção internacional, como atividades artísticas e criativas, fabricação de produtos farmacêuticos, construção de embarcações e equipamentos ópticos e fotográficos.
Investimentos estrangeiros
Entre 2019 e 2024, foram anunciados US$ 1,7 bilhão em investimentos no estado do Rio de Janeiro, com destaque para químicos, petróleo, borracha e plástico, software, serviços empresariais, transporte, carga e armazenamento, e construção. Empresas como Albaugh e Netskope Inc. realizaram aportes relevantes, fortalecendo a presença industrial e tecnológica no estado.
Tendências estratégicas
O estudo aponta como tendências o fortalecimento das relações comerciais com América Latina e Caribe, o desenvolvimento da indústria de máquinas e equipamentos e a expansão do setor farmacêutico, com foco em produtos de maior valor agregado.
O estudo completo está disponível no site da ApexBrasil.
Os Estudos Estaduais reúnem análises sobre o panorama econômico de cada Unidade da Federação, informações de comércio exterior, setores com potencial de exportação, panorama de investimentos e oportunidades de atração de IED. São conteúdos estratégicos para governos estaduais, entidades empresariais e empresas locais que desejam expandir seus negócios no mercado internacional.
Em 2025 já foram lançados os estudos com foco no Ceará, Maranhão, Alagoas, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Paraná e agora no Rio de Janeiro.