Anunciadas empresas premiadas com o Selo Mais Integridade

25/02/2022
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Anunciadas empresas premiadas com o Selo Mais Integridade
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Premiação é realizada pelo Ministério da Agricultura, com apoio da ApexBrasil, para incentivar e reconhecer empresas do agronegócio que atuam com responsabilidade social, sustentabilidade e ética 

Na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório da sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e o presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, reconheceram o empenho de 17 empresas ligadas ao agronegócio brasileiro em realizar uma gestão íntegra e sustentável. As companhias foram premiadas com o Selo Mais Integridade, que promove as boas práticas e a governança ética no agro nacional.  

Segundo a ministra Tereza Cristina, as ações de fomento à integridade para o agronegócio devem também levar em conta requisitos de ESG, que trazem o significado de meio-ambiente, social e governança. “Desde que iniciamos o trabalho do Selo Mais Integridade, estamos totalmente alinhados às boas práticas de ESG. Portanto, é com grande satisfação que me dirijo a todas as empresas premiadas do agronegócio pelo esforço de manterem seu propósito íntegro de gestão, mesmo diante dos desafios impostos na pandemia”.  

O destaque da manhã ficou com a empresa de alimentos Rivelli, a primeira, em todo o país, a receber a premiação dupla Mais Integridade e Pró-Ética, que une os selos concedidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela CGU. De acordo com Wagner Rosário, programas como o Mais Integridade e o Pró-Ética mudam a mentalidade dos empresários. “É uma cultura que vai sendo absorvida por todos e cujos resultados já são evidentes, como hoje se comprova aqui”, comentou.  

O sócio-fundador da Rivelli, Carlos Nogueira Rivelli, falou que o recebimento do selo duplo é resultado dos valores que todos os colaboradores e funcionários vêm absorvendo e aplicando no dia a dia, desde a criação da companhia. Ele conta que, há quatro anos, quando o Mais Integridade foi lançado, a empresa foi procurada por uma consultoria que, ciente de sua cultura e práticas, viu potencial para alcançarem o selo. Para se adequar às demandas da premiação, foi necessário ainda formalizar alguns programas internos de compliance. 

Os resultados falam por si só: desde 2018 a Rivelli é premiada com o Mais Integridade e este ano chegou à premiação dupla. A empresa também exporta seus produtos desde 2005 e é ligada à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), por meio da qual participa de vários eventos promovidos em parceria com a ApexBrasil, como feiras internacionais do setor da alimentação. O sócio fundador ainda destacou que as ações conjuntas de promoção são muito importantes para o setor, para ajudar a fortalecer a marca da companhia no Brasil e no exterior.  

Augusto Pestana ressaltou que a ApexBrasil mantém uma relação próxima e frutífera com as empresas brasileiras, as verdadeiras protagonistas de resultados expressivos do agronegócio. “O sucesso nas exportações que o agro brasileiro tem alcançado é reflexo dessa qualidade, dessa competividade, dessa integridade que as nossas empresas têm”, afirmou. Para se ter uma ideia da pujança do agro brasileiro, o presidente da Agência contou que, com a participação do Brasil na Expo 2020 Dubai, exposição universal para posicionamento dos países no cenário internacional, as projeções de negócios fechados em ações paralelas relacionadas ao megaevento eram da ordem de meio bilhão de dólares. Esse valor foi ultrapassado somente pelas empresas que participaram da Gulfood, maior feira de alimentos do Oriente Médio, cuja estimativa chega a mais de um bilhão de dólares negociados.  

O agronegócio tem sido o setor de maior destaque no mercado internacional em meio ao cenário de crise provocado pela pandemia de Covid-19, garantindo o superávit da balança comercial brasileira. Em 2021, o faturamento com exportações do setor registrou alta de 18,4%. Por isso, a importância cada vez mais acentuada de que as empresas invistam em programas de compliance, assim como adotem uma cultura de ética e de integridade, visando, deste modo, o incremento da competitividade do agro brasileiro no cenário internacional.  

Carlos Rivelli diz que os selos Mais Integridade e Pró-Ética colaboram nesse sentido, pois são uma chancela. “Além das certificações, é a própria postura da empresa no dia a dia, por meio de auditorias, de visitas e de prospecção de clientes em todo mercado que nos garante a ampliação de negócios. Temos que praticar a integridade diariamente, e é essa cultura que vai fazer com que a gente alcance a credibilidade dos mercados internacionais que têm exigido essas boas práticas por parte das exportadoras”, concluiu.  

Outro destaque da manhã foi a Frescatto, a primeira companhia do ramo de pescados a conseguir a premiação. Segundo Thiago de Luca, CEO, o selo é o reconhecimento de melhorias na governança e no programa de compliance, que está sendo trabalhado desde 2016. “É um reconhecimento que vai acelerar a implementação de melhorias que qualquer plano de compliance precisa sempre ter. Receber o selo nos inspira a querer ganhar ano que vem de novo e a melhorar cada vez mais. E mostra para o setor que podemos trabalhar e nos adequar às regras. Tenho certeza de que há inúmeras empresas que podem se adequar a esses padrões e já ganhar a premiação no próximo ano”.  

Selo Mais Integridade e Comitê Gestor 

O Selo Mais Integridade foi criado em 2018 para incentivar e reconhecer empresas do agronegócio que atuam com responsabilidade social, sustentabilidade e ética e que mostram empenho para mitigar práticas de fraude, suborno e corrupção. Em outubro  de 2020, após a ApexBrasil e o MAPA terem assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT),a Agência foi nomeada membro do Comitê Gestor do Selo Mais Integridade. Ao integrar este órgão, a ApexBrasil reafirmou seu compromisso em impulsionar constantemente as empresas brasileiras a adotarem uma gestão íntegra e que considere as boas práticas em ESG.   

A premiação está dividida em duas categorias: o Selo Verde, que foi concedido às nove empresas e cooperativas que receberam pela primeira vez a certificação; e o Amarelo, que reafirmou as práticas de oito organizações já premiadas anteriormente, além da Rivelli, que obteve a dupla premiação. As contempladas podem usar a marca do selo em seus produtos, sites, propagandas e publicações. Em 2022, as premiadas foram:  

Selo Mais Integridade e Pró-Ética 

Rivelli 

Selo Verde 

Agrifirm do Brasil Nutrição Animal Ltda. 

Bsbios Industria e Comercio de Biodiesel Sul Brasil S.A 

Companhia Nitro Química Brasileira 

Frigorífico Jahu Eireli 

Marfrig Global Foods S.A. 

Ouro Fino Saúde Animal Ltda. 

Ouro Fino Agronegócio Ltda. 

Solubio Tecnologias Agrícolas Ltda. 

Três Tentos Agroindustrial S.A. 

Selo Amarelo 

Adecoagro Brasil Participações S.A. (Grupo Empresarial) 

Andrade Sun Farms Agrocomercial Ltda. 

Amaggi Exportação e Importação Ltda. 

Bem Brasil Alimentos S.A. 

São Salvador Alimentos S.A. 

Sinergia Agro Do Brasil Ltda 

UPL do Brasil Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários S.A. 

Vittia Fertilizantes e Biológicos S.A. (Grupo Empresarial). 

Também participaram da cerimônia de premiação, o secretário-executivo do MAPA, Marcos Montes; o deputado federal, Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; a coordenadora Anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), Jaqueline Oliveira; e a gerente da Rede Brasil da Aliance for Integrity, Beatriz Sannuti.   

Erro: