Edição de 2024 do Color Trend através da parceria entre ApexBrasil e Instituto Nacional do Plástico
Por: Instituto Nacional do Plástico (INP)
Neste mês de novembro, a cor Arara-azul foi a selecionada pelo curador da edição de 2024 do Color Trend, o designer de produtos Jum Nakao, para a Color Trend Series. A escolha integra o Color Trend, o guia de cores criado para nortear decisões de profissionais da indústria de plásticos transformados no Brasil, promovido pelo Think Plastic Brazil, portfólio de soluções para o setor de produtos transformados em plástico no processo de internacionalização para os mercados-alvo, realizado por meio de uma parceria entre a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o INP (Instituto Nacional do Plástico).
Na edição deste ano, o Color Trend, que faz parte do ecossistema do World Plastic Connetion Summit, tem a direção criativa assinada pelo renomado artista e designer de produtos Jum Nakao, com coautoria de Beatriz Abreu. Na construção do guia, Nakao considerou que o Brasil é uma autoridade em luz e cor, em razão da variedade de biomas do país. As cores selecionadas, portanto, refletem essa multiplicidade, expressando nossa identidade e celebrando nossa pluralidade.
A metodologia para a elaboração do guia envolveu o mercado de plásticos transformados. Entrevistas foram realizadas junto às empresas brasileiras que participam do programa Think Plastic Brazil, incluindo os fabricantes de masterbatch (que desenvolvem os pigmentos que serão utilizados na fabricação do plástico transformado), como é o caso da Colorfix e da Engeflex, que colaboraram na realização do Color Trend 2024.
Para Carlos Moreira, diretor-executivo do INP e de projetos do Think Plastic Brazil, a troca constante com as empresas de masterbatches e demais associadas do Think Plastic Brazil “torna o Color Trend um guia totalmente aderente à indústria de plásticos transformados brasileira, além de ser um marco no design de produtos brasileiros”.
As empresas associadas ao Think Plastic Brazil que produziram as peças em plástico transformado dentro das propostas do Guia Internacional de Cores são: Bral-Max; Dello; Globoplast; Lolly; Nutriplan; Pabovi; Plasvale; Polyplay; Soprano; Spiltag; Termolar; Uz Utilidades; Vasap; e Vasart.
A cor “Arara-Azul”
Na Color Trend Series, a escolhida para o mês de novembro é a cor “Arara-Azul” (194245 TPG). Na região de Araruna, Nordeste do Brasil, essas aves faziam seu ninho em uma pedra conhecida como “Pedra da Boca”, em razão da cavidade decorrente de erosão ser similar ao formato dos lábios. O nome Araruna vem do tupi a’rara una e significa arara preta. Essa denominação (arara preta) decorre do fato de que, quando vistas à distância, a plumagem azul escura parece negra.
A cor foi escolhida para o mês de novembro pois remete à campanha “Novembro Azul”, promovida em todo o Brasil para a conscientização e o combate ao câncer de próstata, que atinge milhares de homens anualmente no país. O diagnóstico precoce é a melhor forma de atingir a cura e, para isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que homens a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem fatores de risco, consultem o urologista e façam os exames para identificação desse tipo de câncer.
Próximas edições do Color Trend
O Color Trend 2025 é assinado por Gabriela de Matos, arquiteta formada pela PUC Minas e mestranda no Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP. Gabriela é uma figura de destaque no cenário arquitetônico brasileiro, reconhecida internacionalmente pelo projeto “Terra”, que lhe rendeu o Leão de Ouro na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2023. Além disso, foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo de copresidente do Instituto de Arquitetos do Brasil em São Paulo.
O Color Trend 2026 já está em produção e será assinado por Marcelo Rosenbaum, renomado arquiteto brasileiro, premiado internacionalmente com projetos e exposições icônicas. O lançamento da nova edição será em 8 de abril de 2025, durante o World Plastic Connection Summit. Inscreva-se pelo site www.worldplasticconnectionsummit.com.
Sobre o Think Plastic Brazil
O Think Plastic Brazil começou suas atividades com 38 empresas e, ao longo dos últimos 20 anos, expandiu sua participação para mais de 220 empresas. Nesse período, o Portfólio promoveu 4.773 participações de empresas do setor em 240 projetos especificamente de Promoção Comercial, resultando em 64.366 reuniões. O impacto econômico foi significativo, com mais de US$ 1,247 bilhão em negócios gerados e um investimento total de US$ 12,338 milhões, alcançando um ROI impressionante de US$ 101,04 para cada dólar investido.
Para os interessados em se juntar ao Portfólio, entre em contato com Richard Assis pelo e-mail richard.assis@thinkplasticbrazil.com ou visite o site thinkplasticbrazil.com.
Sobre o INP
Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Sua força e representatividade se dão devido à união da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e do Sindicato das Indústrias de Resinas Sintéticas no Estado de São Paulo (SIRESP).
O objetivo do INP, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão de obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos com melhor qualidade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.