Memorando de Entendimento (MOU) para novas ações em conjunto do programa E-xport será assinado durante o E-xport Meeting 2024, que acontecerá de 30 de julho a 1º de agosto em São Paulo
No próximo dia 31 de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Mercado Livre assinam um Memorando de Entendimento (MOU) para capacitar e acelerar negócios de empresas brasileiras interessadas em exportar via canais de comércio eletrônico de escala global. A cerimônia de assinatura será realizada durante o E-Xport Meeting 2024, evento realizado pela ApexBrasil, durante o maior encontro de e-commerce da América Latina, o Fórum E-commerce Brasil, que reúne líderes de mercado, profissionais especialistas e autoridades para analisar e discutir perspectivas do futuro do e-commerce no mundo.
A novidade vai permitir ações conjuntas para facilitar a inserção de empresas no mercado internacional via plataformas de comércio eletrônico. Serão oferecidos treinamentos e capacitações com ferramentas e soluções de logística e de marketing. A iniciativa faz parte do Programa E-Xport, da ApexBrasil, que desenvolve ações de sensibilização, capacitação, apoio para vendas digitais, geração de negócios e consolidação de empresas no e-commerce internacional. O objetivo é promover a internacionalização das empresas brasileiras via inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e da melhoria de sua presença digital.
Presente em 18 países, o Mercado Livre, fundado há 25 anos, é atualmente o maior ecossistema de comércio online da América Latina, servindo como uma plataforma regional integrada e fornecedor de ferramentas digitais e tecnológicas necessárias que permitem empresas e indivíduos comercializarem produtos e serviços. O e-commerce pode ser uma ferramenta estratégica para testar novos mercados, diversificar canais de distribuição, escoar estoques e ser a porta para iniciar negócios internacionais, especialmente para empresas de menor porte.
“Com a parceria, Apex e Mercado Livre formalizam um novo caminho para facilitar a inserção de empresas no mercado digital global e abrem espaço para ampliar as exportações via e-commerce de maneira ágil e segura”, destaca a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.
“Estamos muito entusiasmados com esta parceria inovadora com a ApexBrasil. Juntos, vamos promover novas oportunidades e incentivar o crescimento de empresas brasileiras no mercado latino-americano”, afirma Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre.
O e-commerce brasileiro
Em 2023, o Brasil ocupou o 12º lugar no ranking mundial de e-commerce. Segundo os dados da Euromonitor, o valor do e-commerce do varejo brasileiro chegou a US$ 50,6 bilhões em 2023, representando 1,3% do total mundial. Entre 2019 e 2023, o crescimento médio anual brasileiro desse segmento foi de 32,2%, uma das maiores taxas desse período entre os principais players globais. O setor de aparelhos eletroeletrônicos representou 21,4% do valor total do e-commerce de varejo do Brasil, seguido de Moda (10,9%), Produtos de casa (9,4%), Saúde e beleza (5,2%), Alimentos (2,7%) e Bebidas e tabaco (1,1%). Os demais 49,4% estão concentrados em outros produtos.
Para saber mais sobre o programa E-xport, clique aqui.
Serviço
Assinatura de Memorando de Entendimento (MOU) entre ApexBrasil e Mercado Livre
Data: Quarta-feira, dia 31 de julho de 2024
Horário: 13h 00
Local: Espaço E-Xport Meeting
Endereço: Distrito Anhembi - Rua Professor Milton Rodrigues, s/no - Santana - São Paulo-SP
Formato: Presencial
E-Xport Meeting 2024 - 30 de julho a 1º de agosto de 2024 - Fórum E-commerce Brasil
Confira a programação completa do E-Xporta Meeting 2024 aqui.
Assessoria de Imprensa ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br