ApexBrasil e Mercado Livre se unem para apoiar inserção de empresas brasileiras no e-commerce internacional

30/07/2024
Outras
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
ApexBrasil e Mercado Livre se unem para apoiar inserção de empresas brasileiras no e-commerce internacional

Descrição da imagem: Foto. Na imagem contém um cesto de compras encima de um teclado fazendo analogia ao comércio digital

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Memorando de Entendimento (MOU) para novas ações em conjunto do programa E-xport será assinado durante o E-xport Meeting 2024, que acontecerá de 30 de julho a 1º de agosto em São Paulo

No próximo dia ​31​​ ​de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Mercado Livre assinam um Memorando de Entendimento (MOU) para capacitar e acelerar negócios de empresas brasileiras interessadas ​em ​exportar via canais de comércio eletrônico de escala global. A cerimônia de assinatura será realizada durante o E-Xport Meeting 2024, evento realizado pela ApexBrasil, durante o maior encontro de e-commerce da América Latina, o Fórum E-commerce Brasil, que reúne líderes de mercado, profissionais especialistas e autoridades para analisar e discutir perspectivas do futuro do e-commerce no mundo. 

A novidade vai permitir ações conjuntas para facilitar a inserção de empresas no mercado internacional via plataformas de comércio eletrônico. Serão oferecidos treinamentos e capacitações com ferramentas e soluções de logística e de marketing. A iniciativa faz parte do Programa E-Xport, da ApexBrasil, que desenvolve ações de sensibilização, capacitação, apoio para vendas digitais, geração de negócios e consolidação de empresas no e-commerce internacional. O objetivo é promover a internacionalização das empresas brasileiras via inserção sustentável no comércio eletrônico mundial e da melhoria de sua presença digital.

Presente em 18 países, o Mercado Livre, fundado há 25 anos, é atualmente o maior ecossistema de comércio online da América Latina, servindo como uma plataforma regional integrada e fornecedor de ferramentas digitais e tecnológicas necessárias que permitem empresas e indivíduos comercializarem produtos e serviços. O e-commerce pode​ ser​ uma ferramenta estratégica para testar novos mercados, diversificar canais de distribuição, escoar estoques e ser a porta para iniciar negócios internacionais, especialmente para empresas de menor porte.

“Com a parceria, Apex e Mercado Livre formalizam um novo caminho para facilitar a inserção de empresas no mercado digital global e abrem espaço para ampliar as exportações via e-commerce de maneira ágil e segura”, destaca a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado.

​​​“Estamos muito entusiasmados com esta parceria inovadora com a ApexBrasil. Juntos, vamos promover novas oportunidades e incentivar o crescimento de empresas brasileiras no mercado latino-americano”, afirma Anna Araripe, diretora de Marketplace do Mercado Livre.​​

O e-commerce brasileiro

Em 2023, o Brasil ocupou o 12º lugar no ranking mundial de e-commerce. Segundo os dados da Euromonitor, o valor do e-commerce do varejo brasileiro chegou a US$ 50,6 bilhões em 2023, representando 1,3% do total mundial. Entre 2019 e 2023, o crescimento médio anual brasileiro desse segmento foi de 32,2%, uma das maiores taxas desse período entre os principais players globais.  O setor de aparelhos eletroeletrônicos representou 21,4% do valor total do e-commerce de varejo do Brasil, seguido de Moda (10,9%), Produtos de casa (9,4%), Saúde e beleza (5,2%), Alimentos (2,7%) e Bebidas e tabaco (1,1%). Os demais 49,4% estão concentrados em outros produtos.

Para saber mais sobre o programa E-xport, clique aqui.

Serviço

Assinatura de Memorando de Entendimento (MOU) entre ApexBrasil e Mercado Livre 

Data: ​Quarta-feira, dia 31​​ de julho de 2024

Horário: ​1​3​h 00 

Local: Espaço E-Xport Meeting 

Endereço: Distrito Anhembi - Rua Professor Milton Rodrigues, s/no - Santana - São Paulo-SP 

Formato: Presencial

E-Xport Meeting 2024 - 30 de julho a 1º de agosto de 2024 - Fórum E-commerce Brasil

Confira a programação completa do E-Xporta Meeting 2024 aqui.

Assessoria de Imprensa ApexBrasil – imprensa@apexbrasil.com.br

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: