Agência é a responsável por gerir a participação do Brasil no megaevento que começa em abril do ano que vem. Visita à Osaka marca o encerramento da missão brasileira na Ásia para ampliar relações com países do continente
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, recebeu, nesta quinta-feira (7/11), as chaves do Pavilhão Brasil na Exposição Universal 2025, em Osaka, no Japão. Na ocasião, foi entregue a estrutura básica dos dois pavimentos construídos pelo governo japonês com recursos brasileiros para acolher a presença do Brasil na exposição universal. “Em nome do governo do presidente Lula, estamos muito felizes por termos concluído essa etapa. Demos um grande passo e agora vamos começar outro trabalho, de mais seis meses, para a customização dos espaços”, disse Jorge Viana.
O Pavilhão Brasil terá mil metros quadrados e receberá customização projetada pela diretora Bia Lessa, renomada cenógrafa que foi convidada pela Agência para trabalhar na conceituação do espaço brasileiro na Expo. “Nossa intenção é trazer a alma brasileira, a cultura brasileira, os costumes brasileiros, os produtos brasileiros. A imagem do Brasil será debatida aqui e, com certeza, vai ajudar muito na promoção comercial do país e obviamente, na atração de investimentos”, ressaltou Viana.
“Vamos apresentar o que o Brasil tem de melhor. Além da exposição permanente, vamos realizar diversas programações culturais, diversas programações empresariais, unindo a promoção de investimentos, a promoção do comércio internacional com a promoção do turismo e da cultura”, explicou Maria Luísa Wittenberg, gerente de Exposições Universais e Projetos Especiais da ApexBrasil.
Encerramento da missão na Ásia
A entrega do pavilhão brasileiro em Osaka ocorreu na sequência de dois encontros dos Setores de Promoção Comercial e Investimentos (Secoms) e dos Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectecs) e Adidos Agrícolas, promovidos pela ApexBrasil, Ministério da Indústria Comércio e Serviço (MDIC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE) para discutir novas estratégias e ações para expandir e aprofundar as relações comerciais do Brasil com países da Ásia.
O primeiro foi realizado na Tailândia, em Bangkok, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, e teve como foco os países que integram o bloco da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a Oceania. Em seguida, o encontro ocorreu no Japão, em Tóquio, entre os dias 4 e 6 de novembro, com foco em países do Leste Asiático. “Agora, a gente pode montar uma estratégia nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, para o agronegócio e para a nossa indústria, e avançar nesse mercado que é o maior do mundo aqui na Ásia”, destacou Jorge Viana.
De acordo com Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, os encontros foram importantes para retomar as relações e estabelecer novas parcerias com os países da região. “Especialmente porque ano que vem a gente tem a Expo Osaka, onde nós vamos ficar seis meses representando tudo o que Brasil tem de melhor em termos de comércio, investimentos, cultura e negócios”, lembrou, agradecendo aos parceiros do Brasil e de cada um dos países visitados pela acolhida e pelos debates que vão embasar os planos de ação na região nos próximos anos.
A Expo Osaka 2025 será realizada de 13 abril a 13 outubro do próximo ano, sob o tema “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”. O Brasil terá um pavilhão focado na sustentabilidade do planeta, com a promoção de uma experiência sensorial para o visitante.