PERFIL DE COMÉRCIO E INVESTIMENTOS - CHINA - 2024

PERFIL DE COMÉRCIO E INVESTIMENTOS - CHINA - 2024


Compartilhar

Depois dos Perfis de Comércio e Investimentos com foco no Japão, ASEAN e Vietnã, continuamos a trazer estudos sobre os países asiáticos, e a China não poderia ficar de fora: além de ser a segunda economia do mundo, o país é o principal parceiro comercial do Brasil.

 

O Perfil mostra a evolução das exportações do Brasil, que chegou a mais de US$ 100 bilhões em 2023. E nossas exportações são bem competitivas no mercado chinês: ano passado fomos o principal fornecedor da China de soja, carne bovina, celulose, milho, açúcar e carnes de aves, importantes componentes da pauta exportadora. Tivemos ainda a segunda maior participação de mercado nas vendas de minério de ferro, atrás da Austrália, e de algodão em bruto, atrás dos EUA.

 

Mas ainda há espaço para crescemos e diversificarmos nossa pauta exportadora para a China. Por isso o estudo traz também informações sobre as 400 oportunidades comerciais identificadas pelo Mapa de Oportunidades, plataforma exclusiva da ApexBrasil, para os seguintes produtos:

·  Combustíveis minerais (destaque: produtos residuais de petróleo)

·  Matérias em bruto (destaques: minério de ferro, soja, celulose, minérios de alumínio)

·  Artigos manufaturados (destaques: produtos de ferro e aço, cobre, estanho, couro)

·  Produtos alimentícios e animais vivos (destaques: carnes bovina e suína, trigo e centeio, açúcares e melaços, arroz)

 

O Perfi China traz também informações sobre acesso a mercado, acordos comerciais e tarifas. Destaque para o fim da medida antidumping contra o frango brasileiro, em fevereiro de 2024, que correspondia a uma sobretaxa sobre o valor do produto importado entre 17,8% e 34,2%, de acordo com as empresas exportadoras.

 

A China não é só importante parceiro na parte de comércio, mas também como investidor. O estoque de IED da China no Brasil cresceu US$ 6,6 bilhões em 2022, o que representou um aumento de 21,6% em relação a 2021, fazendo com que o país ficasse na 8ª posição no ranking de investidores no Brasil em 2022, e na 5ª posição se considerarmos apenas a modalidade participação no capital. É a melhor posição da China nos últimos 10 anos.

 

Baixe o estudo e conheça melhor as oportunidades comerciais e como ampliar seus negócios com a China.

Tema: Inteligência
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Outros — Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação — Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Venture Capital e Private Equity — Petróleo e Gás — Energias renováveis — Real State — Infraestrutura — Outros — Serviços de Tecnologia
Tags Livres: china
Porte: Microempresa — Empresa de Pequeno Porte — Empresa de Médio Porte — Grande Empresa
Maturidade Exportadora: Não Exportadora — Iniciante — Intermediária — Experiente — Internacionalizada
Tipo de Produto: Estudos e Publicações
Período de realização: 28/03/2024 até 28/03/2029

Carregando dados. Aguarde alguns segundos

Erro: O uso de cookies está desativado em seu navegador. Você precisa habilitar cookies para usar o portal.

Avalie este conteúdo

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: