Criada em 8 de agosto de 1967, a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) é integrada, atualmente, por Brunei Darussalam, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã.
Os principais objetivos dessa organização são acelerar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural na região e promover a estabilidade e a paz entre seus países-membros.
Pelo aspecto de comércio exterior, o bloco tem crescente importância para o Brasil: em 2023, a ASEAN foi o terceiro principal destino das exportações brasileiras, à frente do MERCOSUL, e o sexto maior fornecedor do Brasil.
Com um PIB agregado de US$ 3,8 trilhões e uma população de 682 milhões, a ASEAN cresce, há décadas, como nenhuma outra região do mundo. Nesse contexto, apresenta mais de 2.000 oportunidades de exportação para produtos brasileiros em setores diversos: petróleo, algodão, minérios variados, produtos alimentícios, aeronaves e automóveis.
Baixe o estudo e saiba mais sobre a economia da região, o comércio entre o Brasil e os países do bloco, informações sobre acesso e investimentos e muito mais. E entenda como aproveitar as oportunidades identificadas no Mapa de Oportunidades da ApexBrasil para ampliar seus negócios no Sudeste Asiático.