O giro da Inteligência pelo continente asiático continua. Além dos Perfis de Comércio e Investimentos com foco no Japão e na ASEAN, agora trazemos o estudo sobre o Vietnã, que possui uma economia orientada às exportações (destaque nos setores de eletroeletrônicos, equipamentos de telecomunicações, vestuário e calçados). O país teve crescimento de 5,1% em 2023 (estimativa da Economist Intelligence Unit – EIU) e deverá ter uma das maiores taxas de expansão econômica da Ásia até 2028. Esse crescimento poderá ser acentuado com o redirecionamento de operações de multinacionais do mercado chinês, no que se tem chamado de estratégia China + 1, da qual se prevê que o Vietnã seja um dos principais beneficiários, particularmente no setor de semicondutores.
Em termos de comércio exterior com o Brasil, nosso país exportou o equivalente a US$ 3,7 bilhões em 2023, sendo que nossa pauta exportadora foi composta, principalmente, de commodities, com destaque para milho, farelos de soja, soja e algodão em bruto, que foram responsáveis por mais de 75% desse valor. Nesse ano, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de milho e de farelos de soja e líder nas vendas de soja para o Vietnã. O país asiático, por sua vez, liderou as vendas de calçados para o Brasil e foi nosso segundo maior fornecedor de equipamentos de telecomunicações, atrás apenas da China. O Vietnã destacou-se, inclusive, como a principal origem das importações brasileiras vindas do Sudeste Asiático.
As exportações brasileiras para o Vietnã, segundo o Perfil, vêm crescendo acima da média nacional. E há potencial para crescer ainda mais. Por isso, o estudo traz também as mais de 270 oportunidades para as empresas brasileiras iniciarem ou ampliarem seus negócios no país. Destacam-se oportunidades nos setores:
· Combustíveis minerais (destaques: óleos brutos e combustíveis de petróleo);
· Produtos alimentícios (destaques: farelos de soja, trigo e centeio, carne bovina);
· Matérias em bruto (destaques: algodão em bruto, soja, madeira) e
· Artigos manufaturados (destaques: laminados de ferro e aço, papel e cartão, couro).
Baixe o estudo e entenda mais como aproveitar essas oportunidades. O Perfil traz também informações sobre a macroeconomia do país, acordos comerciais, questões de acesso como tarifas e barreiras, e informações sobre anúncios de investimentos do Vietnã no Brasil.