Pavilhão Brasil recebe visita de crianças brasileiras

16/04/2025
Expo Osaka 2025
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Pavilhão Brasil recebe visita de crianças brasileiras
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Estudantes frequentam o Projeto Construir Artel, entidade de assistência em Osaka

Osaka, 14 de abril – O Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), recebeu a visita de estudantes brasileiros no dia da cerimônia de abertura, em 14 de abril. Eles fazem parte do Projeto Construir Artel, que fica em Osaka. A gerente de Exposições Universais e Projetos Especiais da ApexBrasil, Maria Luisa Cravo Wittenberg, comenta que “a visita foi importante para que as crianças tenham mais contato com a cultura brasileira. O Pavilhão Brasil inspira arte e tem esse recado: mudar o mundo pode ser uma festa”.

Para Luzia Tanaka, coordenadora do projeto, “o Pavilhão Brasil superou a expectativa de todos. As crianças nunca participaram de um evento desse porte. Todos adoraram os parangoromos” comentou.

Ao todo, oito alunos e cerca de 20 adultos voluntários visitaram o Pavilhão Brasil e puderam se divertir com o Parangoromo — ponchos ilustrados com obras de artistas brasileiros, cuja origem da palavra remete à fusão dos parangolés, vestimentas performáticas criadas pelo artista brasileiro Hélio Oiticica como símbolo de movimento e transformação, com os hagoromos, vestes tradicionais japonesas associadas à leveza e espiritualidade.

A coordenadora Luzia explicou que a entidade realiza atendimentos aos sábados, com ensino da língua portuguesa como língua de herança e reforço no ensino do idioma japonês. Os menores também almoçam no local, denominado em japonês como kodomo shokudo. Durante a semana, as crianças frequentam escolas japonesas. O Projeto Construir Artel existe há 17 anos e atende de 15 a 20 crianças de mais de 20 escolas japonesas de Osaka. Os menores têm entre 6 e 13 anos.

Dança de quadrilha

As crianças voltam ao Pavilhão Brasileiro no dia 21 de abril. O Projeto Construir Artel foi convidado para participar da demonstração de Radio Taisso, exercício japonês. “Nessa data, vamos dançar quadrilha vestidos de parangoromos”, adiantou Luzia. A previsão é que a apresentação ocorra na Arena da Expo.

ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka - Kansai - Japão, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos.

Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.

Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.

Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025

Tema: Não se aplica
Mercado: América do Sul — Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: