Estudantes frequentam o Projeto Construir Artel, entidade de assistência em Osaka
Osaka, 14 de abril – O Pavilhão Brasil, na Expo 2025 Osaka, organizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), recebeu a visita de estudantes brasileiros no dia da cerimônia de abertura, em 14 de abril. Eles fazem parte do Projeto Construir Artel, que fica em Osaka. A gerente de Exposições Universais e Projetos Especiais da ApexBrasil, Maria Luisa Cravo Wittenberg, comenta que “a visita foi importante para que as crianças tenham mais contato com a cultura brasileira. O Pavilhão Brasil inspira arte e tem esse recado: mudar o mundo pode ser uma festa”.
Para Luzia Tanaka, coordenadora do projeto, “o Pavilhão Brasil superou a expectativa de todos. As crianças nunca participaram de um evento desse porte. Todos adoraram os parangoromos” comentou.
Ao todo, oito alunos e cerca de 20 adultos voluntários visitaram o Pavilhão Brasil e puderam se divertir com o Parangoromo — ponchos ilustrados com obras de artistas brasileiros, cuja origem da palavra remete à fusão dos parangolés, vestimentas performáticas criadas pelo artista brasileiro Hélio Oiticica como símbolo de movimento e transformação, com os hagoromos, vestes tradicionais japonesas associadas à leveza e espiritualidade.
A coordenadora Luzia explicou que a entidade realiza atendimentos aos sábados, com ensino da língua portuguesa como língua de herança e reforço no ensino do idioma japonês. Os menores também almoçam no local, denominado em japonês como kodomo shokudo. Durante a semana, as crianças frequentam escolas japonesas. O Projeto Construir Artel existe há 17 anos e atende de 15 a 20 crianças de mais de 20 escolas japonesas de Osaka. Os menores têm entre 6 e 13 anos.
Dança de quadrilha
As crianças voltam ao Pavilhão Brasileiro no dia 21 de abril. O Projeto Construir Artel foi convidado para participar da demonstração de Radio Taisso, exercício japonês. “Nessa data, vamos dançar quadrilha vestidos de parangoromos”, adiantou Luzia. A previsão é que a apresentação ocorra na Arena da Expo.
ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Pavilhão do Brasil na Expo 2025 Osaka - Kansai - Japão, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também coordena os esforços de atração de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos.
Em 2024, a ApexBrasil alcançou número recorde de 20.596 empresas brasileiras atendidas. Do total, 54% são de micro e pequeno porte. Das empresas apoiadas, 4.678 exportaram o total de US$ 141,5 bilhões, o que corresponde a 42% do total exportado pelo Brasil no ano passado.
Visite o Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka. O Pavilhão Brasil fica na Empowering Lives Zone, P26.
Siga-nos no Instagram: @brazilexpo2025