Participação na missão Brasil-Africa Solutions (BAS) e nas Feiras Internacionais de Luanda e Moçambique é voltada a empresas brasileiras dos ramos de Alimentos e Bebidas; Máquinas e Equipamentos; Casa e Construção; Cosméticos; e Fármacos. Inscrições devem ser feitas até 5 de abril; eventos acontecerão entre junho e setembro.
Vêm aí uma excelente oportunidade para empresas brasileiras interessadas em iniciar ou expandir negócios no continente africano. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com embaixadas locais e seus Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM), anuncia inscrições para três grandes eventos comerciais na África entre os meses de junho a setembro de 2024: o Brasil-Africa Solutions (BAS), a 39ª Feira Internacional de Luanda (FILDA) e a 59ª Feira Internacional de Moçambique (FACIM). As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 5 de abril.
A missão BAS acontecerá entre 13 e 15 de junho em Joanesburgo, com o objetivo de gerar oportunidades de comércio entre o Brasil e os países do sul da África (Angola, Moçambique, Tanzânia e a própria África do Sul). Entre as atividades previstas, estão eventos de relacionamento, visitas técnicas e rodadas de negócios com compradores internacionais de diferentes países africanos. A programação também inclui uma visita prospectiva à 21ª edição da Africa's Big 7, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do continente (caso queira também levar seu produto à Africa's Big 7, clique aqui).
Já a FILDA e a FACIM, ambas multissetoriais, apresentam excelentes oportunidades de negócios para produtos brasileiros, por se tratar de dois dos maiores eventos comerciais de dimensão internacional de Angola e Moçambique. A FILDA acontecerá entre 23 e 28 de julho, na capital angolana, enquanto a FACIM será realizada de 26 de agosto a 1º de setembro, no distrito de Marracuene, próximo a Maputo. A participação nas duas feiras, bem como no BAS, é aberta a empresas brasileiras dedicadas aos complexos de Alimentos e Bebidas; Máquinas e Equipamentos; Casa e Construção; Cosméticos; e Fármacos.
Entre os critérios gerais de avaliação e seleção das empresas, estão ter liderança desempenhada por mulheres e ter exportado diretamente ou via tradings e/ou comerciais exportadoras, em 2022 e/ou 2023. Nos casos da FILDA e da FACIM, haverá também pontuação adicional para aquelas produtoras que são egressas dos programas AgroBR, Brazilian Suppliers e PEIEX, da ApexBrasil e/ou que estejam participando regularmente das Mesas Executivas de Exportação do Exporta Mais Amazônia.
Oportunidades
Com 54 países e 1,4 bilhão de pessoas, a África é o segundo continente mais populoso e tem a maior taxa de crescimento populacional, indicando um mercado consumidor em franco crescimento. Em conjunto, os países africanos são o quarto principal destino das exportações brasileiras, com um comércio bilateral da ordem de US$ 20,4 bilhões. Em janeiro deste ano, o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou mais de seis mil oportunidades para as exportações brasileiras na região, a exemplo de alimentos e bebidas, petróleo, minério de ferro, veículos e manufaturas de ferro ou aço. É uma das maiores quantidades de oportunidades comerciais para produtos do Brasil.
O aprofundamento das relações comerciais e diplomáticas com o continente africano é uma das prioridades da ApexBrasil, que em 2023 liderou duas missões à região em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e outros órgãos do Executivo. Em junho, no marco da 15ª Cúpula dos BRICs, a delegação esteve em Joanesburgo para uma série de agendas políticas e de negócios; já em agosto, a Agência promoveu o Fórum Econômico Angola Brasil, na capital Luanda. Esforços como esses têm buscado retomar as vendas de produtos nacionais e ampliar as compras de produtos africanos num curto intervalo de tempo. A última participação da ApexBrasil nas feiras FILDA e FACIM, por exemplo, havia sido em 2017.
“A volta do Brasil para o continente africano, especialmente para Angola, é algo que mexe com o sentimento e a alma brasileira. África e Brasil são complementares. O oceano não nos divide, mas nos une”, disse, à época, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. “Temos uma oportunidade de reconstruir nossas relações diplomáticas, políticas e econômicas. Isso é estratégico para os nossos povos. Vamos prosperar juntos”, complementou Viana durante a abertura do Fórum Econômico Angola Brasil.
SERVIÇO
Participação em eventos de negócios na África
-> Brasil-Africa Solutions (BAS)
Onde: Joanesburgo, África do Sul
Quando: 13 a 15 de junho
Regulamento: clique aqui
Inscrições: clique aqui
-> 39ª Feira Internacional de Luanda (FILDA)
Onde: Luanda, Angola
Quando: 23 a 28 de julho
Regulamento: clique aqui
Inscrições: clique aqui
-> 59ª Feira Internacional de Moçambique (FACIM)
Onde: Marracuene, Moçambique
Quando: 26 de agosto a 1º de setembro
Regulamento: clique aqui
Inscrições: clique aqui