ApexBrasil esclarece dúvidas sobre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

ApexBrasil esclarece dúvidas sobre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Para os empresários que têm interesse em participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), mas ainda não entenderam como funciona, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (ApexBrasil) responde aqui as dúvidas mais frequentes!  

O que é o PEIEX? 

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela ApexBrasil para que as empresas brasileiras de bens e serviços iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. O programa foi criado há mais de 25 anos, e, desde 2008, a ApexBrasil lidera essa iniciativa, que já qualificou mais de 25 mil empresas para o mercado internacional.  

O PEIEX é implementado por dezenas de Núcleos distribuídos em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições de ensino superior, parques tecnológicos, fundações de amparo à pesquisa, federações de indústria, entre outros parceiros. Os Núcleos Operacionais são equipes técnicas, formadas por profissionais especialistas em comércio exterior, que aplicam a metodologia do PEIEX na qualificação de empresas em todo o Brasil. 

Como funciona o atendimento às empresas? 

As empresas participantes do PEIEX recebem atendimento customizado da equipe de técnicos do Núcleo PEIEX da sua região, ao longo de reuniões presenciais e/ou virtuais (a depender da localização e disponibilidade da empresa). O processo de qualificação tem uma duração média de três meses, dependendo da disponibilidade da empresa para os encontros.  

A equipe de atendimento desenvolverá, junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferecerá diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior, como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete. Atualmente há três linhas diferentes de atendimentos: para empresas produtoras de bens, produtos agrícolas e serviços. 

Ao longo da qualificação, a equipe e os empresários construirão um Plano de Exportação (no caso de bens ou agrícolas) ou Mapa de Valor (no caso de serviços) customizado para a empresa atendida. Esse plano conterá informações sobre como exportar o produto ou serviço para o(s) mercado(s)-alvo identificados durante o atendimento, que poderá orientar a inserção internacional da empresa. É importante notar que não se trata de uma lista de potenciais compradores. 

Quais os resultados do programa? 

Após a conclusão da qualificação, as empresas terão conhecimentos necessários para busca do mercado externo e serão convidadas a participar de diferentes iniciativas da ApexBrasil para colocarem em prática os aprendizados do Programa.  

Além disso, a ApexBrasil promove recorrentemente missões internacionais voltadas para empresas egressas do PEIEX, para que elas tenham uma primeira experiência em mercados estratégicos.  Empresas que concluíram o PEIEX e já estão prontas para investir na trajetória internacional também são estimuladas a ingressar nos Projetos Setoriais em parceria com a Agência.  

Que conhecer algumas empresas que já passaram pelo PEIEX? Acesse o Catálogo Vitrine PEIEX

Quem pode participar? 

O Programa de Qualificação para Exportações é direcionado para empresas que nunca exportaram ou são iniciantes (já exportou algumas vezes ou exportou de forma indireta, por exemplo). 

As empresas que atendem aos seguintes critérios podem participar do PEIEX: 

  • Empresas com CNPJ ativo e produto e/ou serviço exportável. Ou seja, ter produtos ou serviços com diferenciais competitivos, por exemplo: inovação, sustentabilidade, brasilidade, design, saudabilidade, preço, qualidade, e que cheguem a mercados internacionais a tempo de serem vendidos e consumidos (recomendação de, no mínimo, 1 ano de validade). 
  • Empresas que desejam se qualificar para exportação e tenham condições de aumentar sua produção ou dedicar parte dela para atender clientes internacionais; 
  • Empresas que tenham possibilidade de adaptar seus produtos, caso os clientes internacionais solicitem; 
  • Empresas que tenham disposição para implementar melhorias em sua gestão, caso isso seja uma condição para exportar; 
  • Empresas que tenham recursos financeiros para investir na exportação (ou concordem em exportar de forma indireta); 
  • Outros requisitos também poderão ser avaliados, a depender do setor, produto ou serviço da empresa. 

Quanto custa? 

O PEIEX é um programa 100% subsidiado pela ApexBrasil e pela entidade executora, pois acreditamos no seu potencial exportador! Entretanto, o(a) empresário(a) deve estar disponível para verificações de procedimentos e para as reuniões com os técnicos do PEIEX. Também é fundamental a participação nos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos. O trabalho do técnico não gera ônus financeiro para a empresa. 

Como faço para participar? 

Para participar do PEIEX, as empresas podem agendar uma reunião com a equipe técnica do PEIEX mais próximo (veja o mapa dos Núcleos Operacionais com os respectivos contatos aqui) ou encaminhar e-mail para apexbrasil@apexbrasil.com.br

 Caso seu município/região não esteja na lista, encaminhe e-mail para apexbrasil@apexbrasil.com.br  para verificar a possibilidade do atendimento remoto de sua empresa por um dos núcleos do PEIEX mais próximo de você. 

Após o contato, retornaremos assim que possível.  

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: