Pavilhão do Brasil

Diferente da abordagem tecnológica, em pavilhões de outros países, o Brasil leva para Osaka uma experiência interativa e tátil aos visitantes, colocando-os como participantes da história contada. Diferente da abordagem tecnológica, em pavilhões de outros países, o Brasil leva para Osaka uma experiência interativa e tátil aos visitantes, colocando-os como participantes da história contada.

Um ambiente vivo, onde o visitante passa por uma experiência sensorial! Esta é a proposta do Pavilhão do Brasil na Expo Osaka que proporciona um espaço expositivo de 373m² dividido em 5 atos. A soma das representações é um apelo à preservação da natureza, à diversidade e à conclamação de todos em torno do bem comum para a humanidade. 


  
 Ao percorrer o local, o visitante se mistura com dispositivos diversos que combinam música, luzes, design, poesia, entre outros. Cada fase da jornada reflete um ciclo da existência: do silêncio inicial ao despertar da vida, do florescimento da diversidade à interconexão coletiva, culminando na crise e na reinvenção. 
 
No primeiro ato, a interação é com esculturas infláveis brancas translucidas, de 1 a 4 metros de altura, que representam pessoas, animais e natureza. Tais esculturas “respiram” em movimentos de dilatação e distensão. 
  
No segundo ato as peças ganham cor, por meio de luzes internas que se acendem, tornando o espaço radiante. Em seguida, voltando à cor natural branca, raios de led se cruzam por todo o ambiente, indicando que tudo se interconecta. 
  
À medida que a representação avança, o visitante assiste a uma mudança no cenário: as luzes se apagam e as esculturas murcham, representando a urgência da ação coletiva, para num último ato - a partir do som de chuva e de uma música crescente -, reconquistarem o estágio inicial de “vida”. 
  
Há ainda um segundo recinto expositivo, de 103m², onde o visitante assiste, em uma grande tela, um vídeo sobre o Brasil pujante e potente, com sua natureza exuberante, sua cultura marcada pela alegria, hospitalidade e diversidade de seu povo. 
 
Nessa mesma sala, vestimentas coloridas, com imagens diversas são distribuídas às pessoas, que podem vesti-las e levá-las ao sair do Pavilhão, exibindo pelo espaço da Expo Osaka a alegria que o Brasil transmite. 
  
Por fim, uma terceira sala de 74m² abriga um espaço para eventos privados e/ou abertos ao público. Cedida a empresas e entidades representantes da indústria ou do agronegócio brasileiros, instituições públicas ou privadas, ou Governos estaduais, a sala é usada para palestras, reuniões, coquetéis, exibições, ou ações de networking comercial e institucional. 
  
O exterior do Pavilhão do Brasil é todo revestido na cor dourada e se destaca à distância. A proposta é que represente a luz, a energia e a renovação do sol.