Depois do Perfil de Comércio e Investimentos dos Estados Unidos, a Inteligência da ApexBrasil dá sequência aos estudos na América do Norte, trazendo agora o Perfil com foco no Canadá, parceiro comercial do Brasil não só em exportações e importações, mas também um importante investidor no nosso país, se mantendo entre os 15 maiores investidores desde 2012.
A nossa balança comercial com o Canadá apresenta superávit desde 2016. Nossas exportações para o país chegaram a US$ 5,8 bilhões em 2023, um valor recorde desde 2003, e nossa pauta mostra destaques para os setores de ouro, alumina (óxido de alumínio), aeronaves e açúcares e melaços. Esses quatro grupos de produtos representaram 72,3% das nossas exportações, sendo que o Brasil foi o principal fornecedor de alumina e açúcar para o Canadá.
Mas nossas exportações para o Canadá ainda têm potencial para crescer. Por isso, o Perfil traz as mais de 560 oportunidades que o Canadá apresenta, identificadas pelo Mapa de Oportunidades da ApexBrasil. Como destaques, temos:
· Máquinas e equipamentos de transporte (destaques: automóveis, aeronaves, equipamentos de construção)
· Artigos manufaturados (destaques: produtos de ferro ou aço, recipientes para armazenamento ou transporte, pneus, papel e cartão)
· Produtos alimentícios (destaques: milho, café, farelos de soja, carne bovina)
· Mercadorias e transações não especificadas em outras partes da CUCI (destaque: ouro não monetário)
Além de dados sobre macroeconomia e de outras análises sobre produtos importados e exportados entre os dois países, o estudo traz também informações sobre acesso ao mercado, incluindo destaques tarifários, tarifas aplicadas e informações sobre os acordos comerciais do Canadá com outros países ou blocos econômicos mundiais.
Na seção de investimentos, o estudo destaca que o estoque de IED do Canadá no Brasil cresceu US$ 3,9 bilhões em 2021, um aumento de 19,7% em relação a 2020, ficando o país na 11ª posição entre os maiores investidores no Brasil.
Baixe o estudo e conheça mais sobre o país e como aproveitar as oportunidades comerciais que o Canadá oferece.