A Inteligência da ApexBrasil continua seu giro pelo globo, trazendo Perfis de Países, Blocos Econômicos e Continentes, além de informações mais detalhadas de grandes economias mundiais e suas relações comerciais com o Brasil.
O foco dessa vez são os Estados Unidos: a maior economia do mundo, e o segundo maior parceiro comercial do nosso país. Em 2023 exportamos o equivalente a US$ 36,9 bilhões para os EUA, com um crescimento médio de quase 5,5% ao ano desde 2019.
Mesmo com alguma concentração em setores como produtos semiacabados, óleos brutos e aeronaves, a nossa pauta exportadora é diversificada, e em 2023 as exportações brasileiras da indústria de transformação bateram recorde. E ainda existe espaço para ampliação da nossa participação nas exportações de produtos manufaturados e de maior valor agregado aos EUA.
Além de diversas informações sobre macroeconomia, acesso e tarifas, o estudo apresenta as 971 oportunidades comerciais que o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou nos Estados Unidos, em setores como:
Combustíveis minerais e lubrificantes
Máquinas e equipamentos de transporte
Artigos manufaturados
A parceria entre Estados Unidos e Brasil se estende ao setor de investimentos: segundo o Banco Central do Brasil, em 2021 o estoque de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) dos EUA no Brasil cresceu 48% em comparação a 2020, fechando o ano em US$ 206,2 bilhões. Esse foi o maior valor anual investido pelos EUA no Brasil entre 2012 e 2021. Os EUA são também o país que mais investe no Brasil, com participação de 29% no estoque total de IED no Brasil em 2021.
Baixe o estudo e conheça mais sobre essa grande economia e as oportunidades para seus negócios!