Em cinco anos, o Programa já levou 216 startups brasileiras para ecossistemas de inovação em 9 países diferentes. Para conhecer mais sobre o Startup OutReach, clique aqui
Criado em 2017, o Programa Startup OutReach Brasil (nova identidade do Start Out Brasil) é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). A iniciativa auxilia a inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.
Nos últimos cinco anos, o Programa já gerou mais de US$ 24 milhões em negócios e realizou 14 ciclos em nove países: Estados Unidos, França, Alemanha, Chile, Colômbia, China, Portugal, Canadá e Argentina. O último ciclo, que ocorreu em novembro, foi realizado em Chicago, nos Estados Unidos, onde 15 startups participaram de inúmeras atividades voltadas ao processo de internacionalização.
Apenas durante o ciclo Chicago, foram promovidas 120 reuniões de negócios virtuais para as 40 startups participantes. No período da missão de internacionalização, que ocorreu de 13 a 18 de novembro de 2022 na cidade americana, as 15 empresas selecionadas realizaram 68 reuniões presenciais.
Até hoje, o Startup OutReach já introduziu com sucesso 216 startups brasileiras em ecossistemas de inovação proeminentes. Além de ações de capacitação para preparar as empresas para o processo de internacionalização, o Programa possibilita a conexão direta com investidores, clientes e potenciais parceiros nos mercados-alvo. Para cada ciclo, são selecionadas startups de alto crescimento, que recebem suporte personalizado.
Segundo a Coordenadora de Expansão Internacional da ApexBrasil, Karina Bazuchi, as empresas são selecionadas para o Programa de acordo com suas soluções inovadoras e potencial de crescimento em mercados internacionais. "As startups aproveitam a criatividade e a inovação para desenvolver soluções que tenham aplicações globais", relata.
Para Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto, startup selecionada para o último ciclo em Chicago, o Startup Outreach auxilia conexões com o público certo. "Os empresários brasileiros estão frequentemente focados no mercado local, mas Programa e a ApexBrasil estão mostrando às empresas iniciantes brasileiras que podemos resolver problemas em qualquer lugar", comemora.
Para conhecer um pouco mais sobre o Startup OutReach, assista nosso vídeo com depoimentos de empresários que participaram da missão em Chicago: https://www.youtube.com/watch?v=fHm8etS9lPM
Para mais informações e inscrições, clique aqui.