PEIEX Cascavel realiza terceira reunião do comitê consultivo

PEIEX Cascavel realiza terceira reunião do comitê consultivo

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Entre os dias 7 e 9 de agosto o núcleo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Cascavel recebeu o gestor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), João Gabriel Martin Del Solar, para visita técnica e reunião do comitê consultivo. A agenda contou com a visita ao polo do PEIEX Cascavel no município de Foz do Iguaçu, visitas técnicas em empresas atendidas e reunião com parceiros institucionais. 

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela ApexBrasil para que as empresas brasileiras de bens e serviços iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. O programa foi criado há mais de 25 anos, e, desde 2008, a ApexBrasil lidera essa iniciativa, que já qualificou mais de 25 mil empresas para o mercado internacional. O PEIEX é uma parceria executada em todo território nacional por entidades conveniadas com a ApexBrasil. Nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, sob o nome de PEIEX Cascavel, o programa é executado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e, no atual convênio 2022/2024, vai qualificar 150 empresas.

Em Foz do Iguaçu a empresa visitada foi a Latina Seeds, cujo foco é a produção, desenvolvimento e comercialização de sementes de sorgo e milho de alto potencial genético. A equipe PEIEX foi recebida por Karina Sawa e Willian Sawa, que para além de compartilhar os projetos estratégicos da empresa para expansão internacional, apresentou demandas que foram endereçadas pelo analista da ApexBrasil João Gabriel. Também em Foz do Iguaçu foi realizada uma agenda institucional com o Parque Tecnológico Itaipu, para avançar nas pautas de fomento as empresas e indústrias atendidas pelo PEIEX e promoção do desenvolvimento regional e territorial. 

Já em Cascavel as empresas visitadas foram a Nitro 1000 – indústria de alta complexidade tecnológica que desenvolve inoculantes agrícolas para diversas culturas, como soja, feijão, milho etc. – a visita na empresa foi guiada pelo engenheiro químico Marcelo Guindani e contou com a participação dos engenheiros e sócios Iris Antonio e Amarildo Rozetti. Além da pauta de agronegócio, característica da região Oeste e Sudoeste do Paraná, o time PEIEX Cascavel também foi recebido pelo Adriano Rodrigues na Studio de Arquitetura Humberto Rodrigues que apresentou os planos de internacionalização que em breve pretende estar instalado em Assunção no Paraguai.

Finalmente, no último dia da agenda, foi a vez de reunir o comitê consultivo – grupo de stakeholders do PEIEX, reunidos sob a liderança do Gestor ApexBrasil – para além de apresentar os resultados conquistados até aqui (o núcleo já prospectou 141 empresas, e 104 delas já concluíram o atendimento) juntar esforços para colocar mais Paraná no mundo. Neste dia, a cereja do bolo foi a fala da empresária Edicelia Zornitta da Aromatizze e do Filippi Honorio coordenador na Infasa Indústria de Farinhas que compartilharam suas experiências com o atendimento PEIEX Cascavel. “O depoimento deles reforça a importância da parceria da Unioeste com a ApexBrasil para a execução deste importante programa que é o PEIEX. Por meio dele temos condições não só de desmistificar a exportação quanto preparar nossos empresários para os novos horizontes do mercado global”, afirmou a Coordenadora Do PEIEX, professora Maria da Piedade Araújo.

Para João Gabriel “a região oeste do Paraná experimenta grande desenvolvimento, entendido de forma ampla: vemos empresas maduras, produtores rurais de grande porte e desenvolvimento tecnológico, altos níveis educacionais das populações, grande maturidade das instituições associativas e de estado, tudo isso com alta sensibilidade em relação aos cuidados ambientais e ao desenvolvimento das comunidades. Essa pujança precisa transbordar para o mercado internacional, tanto para levar nossas riquezas naturais, culturais e intelectuais para outros países, como para enriquecer nossa nação. Esse é o papel do PEIEX, o qual está sendo muito bem desempenhado pela equipe liderada pela Unioeste. Agradeço muito a todos, na pessoa das professoras Piedade e Gabriela”.

A próxima ação do PEIEX Cascavel está prevista para acontecer dia 17 de agosto, no miniauditório do Campus de Cascavel, será uma capacitação coletiva, ministrada pela especialista em mercados internacionais, Karine Melare, com o tema “logística e seguro internacional: caso de sucesso e insucesso no comex”. Inscrições gratuitas em: https://forms.office.com/r/kQ9408BCYF


Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: