A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) apoiou a participação de seis empresas brasileiras na 60ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), realizada entre os dias 25 e 31 de agosto de 2025, no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, em Marracuene, província de Maputo. O evento de negócios multissetorial é o maior de Moçambique e reúne expositores nacionais e internacionais para apresentar oportunidades em diferentes setores da indústria local, como materiais eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos, cosméticos e até vestuário.
No Pavilhão do Brasil, instalado dentro do Pavilhão 5 Tunduru da feira, as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e soluções. Também participaram de rodadas de negócios diretamente com possíveis compradores promovidas pela ApexBrasil em parceria com a Embaixada do Brasil em Moçambique. Ao todo, foram 47 reuniões realizadas com 21 compradores internacionais, reforçando o potencial de geração de parcerias comerciais para o Brasil no mercado moçambicano e na região.
Além da feira, as empresas participaram de visitas técnicas a grandes redes varejistas locais, como Tropigalia, Premier SuperSpar e Supermercado Recheio. A oportunidade é uma estratégia para uma real imersão no funcionamento do mercado de consumo no país.
Diversificação de mercados no continente africano
Com 54 países e uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a África é o segundo continente mais populoso do mundo e apresenta a maior taxa de crescimento demográfico, além de um mercado consumidor em franca expansão.
Em 2024, o continente foi o terceiro maior destino de produtos brasileiros, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, mas à frente da Argentina. Em comparação com 2023, as exportações brasileiras para a região cresceram 20,5%. Apesar da queda nos preços de alguns produtos exportados, esse crescimento se deve ao aumento do volume exportado, resultado dos esforços do MRE, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da ApexBrasil, que têm trabalhado na abertura de novos mercados e na priorização estratégica da região.
A presença brasileira na FACIM integra a estratégia da ApexBrasil de ampliar a inserção das empresas nacionais em mercados africanos. Em 2025, a Agência já esteve presente em diferentes frentes no continente: a Missão Empresarial da ApexBrasil realizada em janeiro na Costa do Marfim, Nigéria, Gana e Senegal; a Missão Vice-presidencial à Nigéria, em junho; e a participação na Feira Internacional de Luanda (FILDA), em julho, em Angola.
Esta foi a segunda participação da ApexBrasil na FACIM, após a retomada da ação no ano passado, consolidando a presença do Brasil em um dos principais pontos de encontro do setor produtivo africano.