Junto com ApexBrasil, empresas brasileiras marcam presença na FACIM 2025, em Moçambique

Notícias do Agro

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Junto com ApexBrasil, empresas brasileiras marcam presença na FACIM 2025, em Moçambique
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) apoiou a participação de seis empresas brasileiras na 60ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), realizada entre os dias 25 e 31 de agosto de 2025, no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, em Marracuene, província de Maputo. O evento de negócios multissetorial é o maior de Moçambique e reúne expositores nacionais e internacionais para apresentar oportunidades em diferentes setores da indústria local, como materiais eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos, cosméticos e até vestuário. 

No Pavilhão do Brasil, instalado dentro do Pavilhão 5 Tunduru da feira, as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e soluções. Também participaram de rodadas de negócios diretamente com possíveis compradores promovidas pela ApexBrasil em parceria com a Embaixada do Brasil em Moçambique. Ao todo, foram 47 reuniões realizadas com 21 compradores internacionais, reforçando o potencial de geração de parcerias comerciais para o Brasil no mercado moçambicano e na região. 

Além da feira, as empresas participaram de visitas técnicas a grandes redes varejistas locais, como Tropigalia, Premier SuperSpar e Supermercado Recheio. A oportunidade é uma estratégia para uma real imersão no funcionamento do mercado de consumo no país. 

 

Diversificação de mercados no continente africano 
Com 54 países e uma população de 1,4 bilhão de habitantes, a África é o segundo continente mais populoso do mundo e apresenta a maior taxa de crescimento demográfico, além de um mercado consumidor em franca expansão.  

Em 2024, o continente foi o terceiro maior destino de produtos brasileiros, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos, mas à frente da Argentina. Em comparação com 2023, as exportações brasileiras para a região cresceram 20,5%. Apesar da queda nos preços de alguns produtos exportados, esse crescimento se deve ao aumento do volume exportado, resultado dos esforços do MRE, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da ApexBrasil, que têm trabalhado na abertura de novos mercados e na priorização estratégica da região.   

A presença brasileira na FACIM integra a estratégia da ApexBrasil de ampliar a inserção das empresas nacionais em mercados africanos. Em 2025, a Agência já esteve presente em diferentes frentes no continente: a Missão Empresarial da ApexBrasil realizada em janeiro na Costa do Marfim, Nigéria, Gana e Senegal; a Missão Vice-presidencial à Nigéria, em junho; e a participação na Feira Internacional de Luanda (FILDA), em julho, em Angola. 

Esta foi a segunda participação da ApexBrasil na FACIM, após a retomada da ação no ano passado, consolidando a presença do Brasil em um dos principais pontos de encontro do setor produtivo africano. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: África
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Erro: