Teve início nesta semana, em Moscou, a Prodexpo 2026, principal feira de alimentos da Rússia e de toda a região da Eurásia. Mantendo uma tradição de duas décadas de presença brasileira no evento, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) coordena um estande multissetorial que reúne sete empresas nacionais interessadas em ampliar ou consolidar sua atuação no mercado russo.
Nesta edição, as empresas brasileiras apresentam ao público internacional uma ampla diversidade de produtos, como carnes, cafés, amendoins, ovos desidratados, queijos, castanhas, gergelim, cacau, condimentos e produtos naturais, com destaque para o açaí. A inauguração do estande do Brasil contou com a presença do embaixador do Brasil na Rússia, Sérgio Rodrigues dos Santos, do gerente do escritório da ApexBrasil em Moscou, Almir Ribeiro Américo, além de empresários, diplomatas e parceiros comerciais.
No primeiro dia de feira, o estande brasileiro registrou intenso fluxo de compradores e visitantes, surpreendendo positivamente os empresários participantes e reforçando o interesse do mercado russo por alimentos brasileiros. A Prodexpo segue até quinta-feira, 12 de fevereiro, com expectativa de novas rodadas de negócios e ampliação de contatos comerciais na região da Eurásia.
Participam da delegação brasileira na Prodexpo 2026 as empresas Minerva Foods, Laticínios Tirolez, Netto Alimentos, Beatrice Peanuts, Grano Trading, GBC Foods e Trivalli Comércio Global.
Na edição anterior do evento, realizada em fevereiro de 2025, as empresas participantes registraram negócios imediatos da ordem de US$ 3,7 milhões durante a feira, além de mais de R$ 19 milhões em expectativas para os 12 meses seguintes, resultados que reforçam a relevância estratégica da Prodexpo para a inserção e o fortalecimento dos produtos brasileiros no mercado russo e nos países da Eurásia.