O estudo foca em onze mercados: Japão, Hong Kong, Singapura, Vietnã, África do Sul, Angola, Uruguai, Argentina, Paraguai, Geórgia e Canadá
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), disponibilizou um novo estudo contendo informações de acesso a mercado para a exportação de carnes de aves e suínos e seus derivados. O estudo foca em onze mercados escolhidos por meio do denominado “Método de Priorização de Mercados”, que engloba e cruza análises qualitativas e quantitativas. Após a aplicação do método foram selecionados Japão, Hong Kong, Singapura, Vietnã, África do Sul, Angola, Uruguai, Argentina, Paraguai, Geórgia e Canadá.
Além de informações detalhadas sobre impostos de importação e questões regulatórias, o estudo aborda protocolos sanitários acordados entre o Brasil e os mercados de destino. Dessa forma, foram abordados diversos produtos da cadeia de carnes de aves e suínos que podem, por exemplo, estar sujeitos a regulações específicas de cunho sanitário, em cada mercado.
Segundo o Analista de Inteligência de Mercado, Igor Gomes, estudos desse tipo são cada vez mais relevantes para quem quer exportar. “Os mercados selecionados para esse estudo importaram do Brasil cerca de US$ 8,5 bilhões em carnes de aves e derivados e US$ 5 bilhões de carnes de suínos e derivados, entre 2018 e 2022. Insights de acesso a mercado são cruciais para um bom planejamento de negócios e uma correta tomada de decisão. Estar atento às exigências regulatórias desses mercados, como os distintos protocolos e certificados sanitários acordados é fundamental para acessá-los”, disse.
Este é o sexto de uma série de estudos voltados para cadeia do agro e o pequeno e médio produtor. Edições anteriores abordaram os setores de café, produtos lácteos, mel, cachaça e frutas frescas.
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