Iniciativa busca ampliar oportunidades de trabalho e fortalecer a inclusão racial nas empresas que atuam no comércio exterior
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou um novo eixo do Programa Raízes Comex, com foco no fortalecimento da empregabilidade e da inclusão racial nas cadeias do comércio exterior brasileiro. O Programa Raízes Comex conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem como objetivo promover a inclusão racial e ampliar a presença de empresas lideradas por pessoas negras no comércio exterior brasileiro.
No final de 2025 foi publicado edital para a seleção das Empresas Embaixadoras do Raízes Comex, iniciativa que busca atrair empresas brasileiras comprometidas com a diversidade racial e a ampliação de oportunidades de trabalho no setor. O novo eixo estimula a contratação de profissionais negros formados nas capacitações do programa e reconhece empresas que já adotam boas práticas de inclusão racial no comércio exterior.
As empresas que aderirem ao edital e comprovarem a contratação de egressos do Raízes Comex, conforme os critérios estabelecidos, receberão o título honorífico de Empresa Embaixadora do Raízes Comex. Além do reconhecimento institucional, as empresas terão destaque na comunicação do programa e acesso gratuito à treinamento em letramento racial.
Para o vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, o programa representa uma nova etapa na construção de uma economia mais inclusiva e produtiva.
O comércio exterior é vetor estratégico da neoindustrialização e da geração de empregos qualificados no Brasil. Com o Raízes Comex, unimos inclusão social e desenvolvimento econômico. Esse é o Brasil que queremos — um país que cresce com justiça e oportunidades para todos.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do MDIC
Podem participar empresas de todos os portes, desde que constituídas no Brasil, com atuação em cadeias do comércio exterior e que comprovem regularidade fiscal, trabalhista e jurídica. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico e envio do Termo de Adesão, disponíveis no site do MDIC. Após a confirmação da contratação de egressos, as empresas passam a ser reconhecidas como Embaixadoras do programa.
De acordo com a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, a iniciativa consolida o Raízes Comex como uma política pública de impacto.
Raízes Comex nasceu como um projeto pioneiro e agora avança para uma nova etapa, consolidando-se como uma política capaz de gerar impacto real na vida dos participantes e no setor. Ao reconhecer as empresas que contratam egressos, ampliamos o engajamento com a diversidade racial no comércio exterior.
Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do MDIC
Desde sua criação, o Raízes Comex já ofertou mais de 1.100 vagas em cursos de qualificação, em parceria com instituições como a ONG Vocação, o Instituto Aliança Procomex, o Senac e o Sindasp. Entre as formações oferecidas estão:
- Formação em Comércio Exterior (online, 90h), voltada a jovens negros de 17 a 29 anos, com conteúdos sobre importação, exportação, logística e modais de transporte;
- Qualificação Profissional em Assistente de Serviços de Comércio Exterior (presencial, 160h), oferecida pelo Senac em dez municípios, com foco em transporte, armazenagem e liberação aduaneira;
- Capacitação contínua em Comércio Exterior, promovida pelo Sindasp, com acesso gratuito à plataforma EduComex.
“O lançamento reforça o compromisso do MDIC com uma política de comércio exterior mais diversa, inclusiva e alinhada ao desenvolvimento social do país”, concluiu Tatiana Prazeres.
Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior
Uma das iniciativas do Raízes Comex é o Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior, marco histórico que reforça o compromisso da ApexBrasil, MDIC e MIR com a promoção da equidade racial no cenário global.
O prêmio busca estimular a presença de profissionais negros em cargos de liderança nas empresas brasileiras que já atuam no comércio exterior, além de apoiar empresas lideradas por pessoas negras a expandirem sua atuação global. Promover equidade racial é também fortalecer inovação, competitividade e representatividade no mercado internacional.
Clarissa Furtado, gerente de Competitividade da ApexBrasil
Sobre o Programa Raízes Comex
Lançado em novembro de 2024, o Programa Raízes Comex tem como objetivo promover a inclusão racial e ampliar a presença de empresas lideradas por pessoas negras no comércio exterior brasileiro. A iniciativa também investe na formação e qualificação de profissionais negros para atuar nas diferentes etapas das operações de exportação e importação.
Estudo inédito da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, que subsidiou a criação do programa, identificou que trabalhadores pretos e pardos estão sub-representados em empresas exportadoras e importadoras, especialmente em cargos de liderança.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.