Couro e negócios: Brasil estará na Feira de Xangai com 11 empresas

21/08/2025
Notícias da Indústria e Serviços

Por: Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB)

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Couro e negócios: Brasil estará na Feira de Xangai com 11 empresas

Descrição da imagem: Couro brasileiro vermelho em camadas.

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O crescimento das exportações de couro acabado, com alto valor agregado, é uma busca constante da indústria curtidora do Brasil. A China, principal cliente do couro brasileiro no mercado internacional, aumentou em 10% o valor de suas importações desse tipo de couro do Brasil na comparação com 2024 até o mês de julho. Trata-se de um dado importante, diante de um cenário atípico no comércio global, e se revela às vésperas da feira All China Leather Exhibition (ACLE), que ocorre entre os dias 3 e 5 de setembro. O evento terá 11 empresas do setor de couros do Brasil com estandes individuais com o apoio do Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de peles do país desenvolvido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

As empresas brasileiras apoiadas serão: America Leather, Couros Bom Retiro, Coming, Durlicouros, Euro-América, Fuga Couros, Gobba Leather, Hason International, Liderkoll, Minerva e JBS Couros. Além dos estandes individuais, o Brazilian Leather contará com um espaço institucional dedicado à promoção do setor, apresentando peles desenvolvidas para a mostra Preview do Couro, que tem o trabalho de curtumes de todo o país. Estão previstas ainda ações de relacionamento com a imprensa internacional e participação em seminários da feira, incluindo uma apresentação na Cúpula Internacional de Executivos da Indústria de Curtumes, em que serão debatidas as perspectivas globais para o setor.

A ACLE é uma vitrine essencial o couro brasileiro manter seu protagonismo no maior mercado consumidor do mundo. Mesmo em um ano de ajustes e muitos desafios no comércio mundial, vemos espaço para artigos de maior valor agregado, como o couro acabado, e para diferenciais que o Brasil já domina: inovação e sustentabilidade.
Letícia Luft, gerente do Brazilian Leather

A China é o principal destino das exportações brasileiras de couro, em uma liderança sucessiva de décadas. Entre janeiro e julho de 2025, o país (somado a Hong Kong) representou 31,2% do total exportado pelo Brasil, com embarques de US$ 206,2 milhões. Dos cinco maiores exportadores mundiais de calçados em couro, três estão na Ásia. O continente responde sozinho por 88% da produção mundial de pares (em quantidade, de todos os materiais), com uma participação de 54,33% exclusivamente da China.

 

Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

 

Sobre a ApexBrasil  - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Sobre o CICB - O Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entes governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Componentes de Couro, Calçados e Artefatos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: