Avanço do acordo Mercosul–União Europeia amplia oportunidades e mobiliza esforços do governo brasileiro

14/01/2026
Institucional

Por: Comunicação ApexBrasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!
Avanço do acordo Mercosul–União Europeia amplia oportunidades e mobiliza esforços do governo brasileiro
Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

ApexBrasil reforça articulação com Executivo, Legislativo e parceiros para preparar empresas e acompanhar o processo de ratificação do tratado

O avanço do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia abre um novo ciclo de oportunidades para empresas brasileiras, mas também traz consigo novas etapas de trabalho e esforço conjunto do governo brasileiro. O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, destacou nesta terça-feira (13) que o trabalho da Agência e sua articulação com parceiros tendem a ser ainda mais intensos.

Estamos em articulação permanente com o Executivo, o Legislativo e as associações parceiras. Essa atuação integrada tem sido fundamental para preparar as empresas brasileiras para as oportunidades que se abrem com o acordo Mercosul–União Europeia, fortalecendo a competitividade do país, ampliando as exportações e atraindo investimentos de forma sustentável.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil

Após a assinatura do acordo, o texto ainda precisará ser analisado tanto pelo Parlamento Europeu quanto pelos congressos dos países-membros do Mercosul. O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou os esforços do Senado brasileiro para a ratificação. "O acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia é algo muito significativo. Por isso, criaremos, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, uma subcomissão com senadores que têm essa expertise, ligados ao agronegócio, ao setor da indústria e à política internacional, para acompanhar de perto os desdobramentos do tratado", comentou.

O senador participou da missão realizada pela ApexBrasil e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para Portugal, Polônia e Bélgica, em abril de 2025. Na ocasião, além das novas oportunidades de inserção de produtos brasileiros no mercado europeu, a principal pauta foi a validação do Acordo Mercosul–União Europeia. 

Eu entendo que a atuação da Apex, por meio da liderança do presidente Jorge Viana e do ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, foi fundamental para esse desfecho. Fomos in loco explicar as potencialidades do nosso país, mostrando como a UE irá se beneficiar com o horizonte de oportunidades que se abre a partir da assinatura desse acordo.
Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal

A expectativa é que, uma vez ratificado, o acordo promova a redução gradual de tarifas, o aumento da previsibilidade regulatória e o fortalecimento das relações comerciais e institucionais entre os blocos, beneficiando setores como agronegócio, indústria, serviços e economia verde, além de estimular investimentos e a integração de cadeias produtivas.

Tema: Promoção Comercial — Inteligência
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Erro: