O produto apresenta informações econômicas, comerciais, de acesso a mercado e de investimentos sobre cada país selecionado, em formato de fácil leitura, para quem quer ganhar tempo
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de lançar duas novas edições do Perfil País, com foco na Espanha e na Itália. O produto apresenta um panorama econômico do país selecionado, com análises sobre as oportunidades e os desafios de exportação e de investimentos desses mercados.
Com avanço anual de 11,9% desde 2013 e 17,4% nos últimos cinco anos, as exportações brasileiras à Espanha têm crescido de forma acelerada. A pauta exportadora do Brasil para o país é concentrada, especialmente em commodities, sendo que óleos brutos de petróleo, soja e milho correspondem a mais de 70% dos embarques. Há, contudo, necessidade de ampliar as vendas, especialmente de produtos de médio e de alto valor agregado que não são vendidos por países da União Europeia ou pela China.
Em 2022, o Brasil teve apenas 1,9% de participação no mercado espanhol, com um volume exportado acima de 2013 (1,3% de participação) e um pouco mais que dobro da participação em relação a 2003. O Mapa de oportunidades da ApexBrasil identificou oportunidades para as exportações brasileiras na Espanha, entre eles 86 produtos nos setores de produtos alimentícios e animais vivos; 57 materiais em bruto, não comestíveis, exceto combustíveis; e 106 em produtos químicos. Com um estoque de capital de US$ 50,5 bilhões no Brasil em 2021, a Espanha é uma importante fonte de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, ocupando a terceira colação no ranking geral. Recentemente, foram anunciados investimentos em 15 fazendas solares da Neoenergia na Paraíba, estimadas em US$ 678 milhões em 2022.
Relativamente diversificada, a pauta exportadora do Brasil para a Itália é composta, principalmente, de commodities e de produtos semimanufaturados. Entre eles estão café, petróleo, soja e minério de ferro, além de celulose, couro e ouro. Tendo como principais concorrentes o Uruguai e a Suécia para a celulose e o Vietnã e Uganda para o café, o Brasil tem participação de ao menos 37% das vendas para o país. Segundo o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, há 450 oportunidades de exportação principalmente em máquinas e equipamentos de transporte (79 produtos), artigos manufaturados (136 produtos), materiais em bruto (60 produtos) e produtos químicos (76 produtos).
Ocupando a 15ª posição no ranking de estoque de IED no Brasil, o estoque de investimentos externos diretos da Itália no Brasil foi de US$ 17,7 bilhões, apresentando crescimento de 19,5% de 2020 a 2021. Na perspectiva dos projetos greenfield anunciados, destacam-se os investimentos da Enel no setor de energia (US$ 1,94 bilhão). Investimentos em 2022 também incluem a nova sede da FTP Industrial do setor automotivo em Contagem (MG), estimado em US$ 65 milhões, e a nova sede da Iveco Group em Belo Horizonte (MG), estimado em US$ 63 milhões.
Acordo Mercosul - União Europeia
A entrada em vigor do Acordo é fundamental para aumentar a competividade dos produtos brasileiros no bloco. Atualmente, está em discussão a proposta europeia sobre compromissos adicionais na área ambiental. O Regulamento sobre Produtos Livres de Desmatamento, que impede a entrada na União Europeia de produtos advindos de áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2020 deve ser votada em maio pelo Parlamento. A Legislação inclui várias commodities brasileiras como soja, madeira, café, cacau, óleo de palma, carne bovina e borracha. Outro regulamento que possivelmente irá impactar as exportações brasileiras é o Mecanismo de Ajuste de Fronteira de Carbono, que visa a taxação de carbono aduaneiro para produtos exportados para a UE.
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