ApexBrasil lança estudos “Perfil País” sobre Chile, Colômbia e Peru

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Os estudos apresentam informações econômicas, comerciais, de acesso a mercado e de investimentos sobre cada país, em formato de fácil leitura, para quem quer ganhar tempo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de lançar mais três edições do Perfil País, focando no Chile, Colômbia e Peru. Os estudos trazem uma análise do comércio e da economia desses países, além de possíveis oportunidades de negócios e questões relativas ao acesso e ao cenário de investimentos com essas nações.

Com um dos maiores PIB per capita da América do Sul, o Chile tem o Brasil como seu terceiro maior fornecedor, com uma pauta exportadora dinâmica e diversificada, abrangendo commodities, produtos manufaturados e bens de capital. Entre 2018 e 2022, praticamente todos os principais grupos de produtos exportados pelo Brasil ao Chile apresentaram crescimento médio anual positivo. O valor total das exportações cresceu em média 9,2% no período, atingindo o valor recorde de US$ 9,1 bilhões.

O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil indica 1.792 oportunidades para produtos brasileiros no Chile, com destaque para máquinas e equipamentos de transporte e artigos manufaturados. E, atualmente, a Agência mantém 15 projetos setoriais com foco no país, em vários complexos produtivos. 

Em relação à Colômbia, as exportações brasileiras apresentam tendência de crescimento desde 2003, tendo variado 51% entre 2021 e 2022. O Brasil teve participação de 7% no mercado colombiano em 2022, superando os valores de 2003 (5,7%) e de 2013 (4,3%). A economia do país passa por um período de expansão, motivada pelas exportações de petróleo e pelo consumo privado. Para 2023 prevê-se um crescimento do PIB de 3,4% (Fitch). 

A ApexBrasil mantém uma relação próxima com a Colômbia, tendo um Escritório na região e 22 Projetos Setoriais que têm a nação como mercado-alvo. Acerca dos investimentos, o estoque de capital colombiano no Brasil cresceu 51,5% entre 2020 e 2021. Por outro lado, o estoque de capital brasileiro na Colômbia acumula crescimento de 125% desde 2012.

Já as exportações brasileiras ao Peru têm crescido desde 2018, e vão desde bens de maior valor agregado – como veículos; barras de ferro e aço; papel e cartão - até commodities – como petróleo. Além de participar de blocos como Comunidade Andina e APEC, o país também tem diversos Acordos de Comércio, incluindo China, EUA, Japão e Canadá.

Entre os projetos setoriais mantidos pela ApexBrasil, 13 têm o Peru como mercado prioritário, abrangendo os complexos de Alimentos, bebidas e agronegócio; Casa e construção; Moda; Máquinas e equipamentos; e Saúde.

Leia os Perfis País e conheça muito mais sobre esses três importantes parceiros comerciais do Brasil e das ações e projetos da ApexBrasil! Acesse os estudos: Chile, Colômbia e Peru

 

Tema: Inteligência — Expansão Internacional — Promoção Comercial — Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

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