As práticas de ESG visam transformar a gestão e os negócios da Agência para que estejam cada vez mais alinhados no compromisso de construção de um mundo mais inclusivo, ético e ambientalmente sustentável
Signatária do Pacto Global das Nações Unidas desde 2018, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de instituir o Comitê ESG - Ambiental, Social e Governança (ESG, na sigla em inglês). Segundo as regras do Pacto, seus signatários se comprometem em implementar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança na organização, conforme os seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O Comitê ESG reafirma o compromisso da Agência em implementar medidas que tornem a sua gestão e seus negócios mais sustentáveis e transparentes. A adoção de uma conduta corporativa-institucional mais responsável em relação ao meio ambiente, aos seus relacionamentos com diferentes públicos contribui para a evolução do estágio de maturidade da ApexBrasil em Governança e Compliance, conforme o seu Plano Estratégico 2020-2023.
“A ApexBrasil iniciará uma fase de estudos e análises para avaliar a implementação efetiva das melhores práticas de ESG na sua gestão e nos seus negócios. Isso impactará a curto, médio e longo prazos os seus relacionamentos com colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros. Todos serão convidados a contribuir com a melhoria do ambiente de negócios internacionais, de forma que a sustentabilidade ambiental, social e de governança seja uma realidade nas empresas brasileiras interessadas em comercializar seus produtos e serviços no exterior, bem como atrair investimentos estrangeiros”, disse a Coordenadora de Prevenção, Ouvidoria e Transparência da ApexBrasil e do Comitê ESG, Patricia Santos.
A implementação de práticas de ESG é uma jornada de transformação que envolve a construção de um país e um mundo mais inclusivos, éticos e ambientalmente sustentáveis. Isso resulta em um processo econômico mais responsável e aumenta a garantia à qualidade de vida para todos, por meio de um desenvolvimento que alinhe lucro, propósito, ética e transparência.